sexta-feira, 14 de junho de 2013

Leopard-2 A6 o melhor carro de combate do mundo



por Wiking-SS, fonte Areamilitar, data 06 Abr 2012 (1 ano atrás) editar remover


imagem

Fabricante: KMW Kraus-Maffei Wegmann - Alemanha
Tripulação: 4
Comprimento: 7.72 - Incluindo canhão: 10.98M - Largura: 3.7M - Altura: 3M
Peso vazio: 58000Kg. - Peso preparado para combate: 62000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: MTU MB-873 12cyl multifuel Potência: 1500 cv
Velocidade máxima: : 72 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 55 Km/h
Tanque de combustível: 1200 Litros Autonomia máxima: 550Km
imagem

Armamento básico
- 1 x 120mm L/55 (Calibre: 120mm - Alcance estimado de 3Km a 3.5Km)
imagem

Armamento Secundária 2 x 7,62 mm MG3A1
imagem

O Leopard-2 A6, representou uma das modificações mais significativas na linha de carros de combate Leopard-2, na medida em que introduz pela primeira ves um novo armamento principal.
No entanto, a nova arma de 120mm e 55 calibres (L55) pode ser instalada em outras versões do Leopard-2.

Embora a arma principal mantenha o calibre 120, o cano é 1,32m mais longo. Este aumento tem um impacto considerável na potência do disparo, o que resulta num alcance maior.
O Leopard-2, sempre pretendeu garantir a sua superioridade perante qualquer potencial inimigo, quer através da sua superior blindagem quer através do alcance superior do armamento.

A versão A6, incorpora a blindagem com componentes blindados em cunha na torre, que tinha sido introduzida no Leopard-2A5, por receio de que a blindagem anterior não fosse suficiente para derrotar os projecteis de 125mm dos canhões dos tanques russos mais recentes, como o T-95 e o T-80UB.
imagem

Além do novo canhão L55, que permite ao Leopard-2 A6 destruir qualquer inimigo potêncial a uma distância segura, há modificações adicionais, como melhoramentos nos componentes da blindagem, com blindagem reactiva.
imagem

Algumas versões do Leopard-2A6 construidas novas, possuem também um reforço adicional na parte superior da torre, destinado a proteger o veículo contra os novos mísseis anti-tanque, desenhados propositadamente para atacar a parte superior dos carros de combate (tradicionalmente menos protegida). É o caso da versão construída na Espanha sob licença, pela empresa General-Dynamics, conhecido como Leopard-2EX.

A blindagem do Leopard-2A6 é de terceira geração, constituida por materiais compostos na parte frontal da torre com blindagem em cunha, bem assim como nas saias protectoras laterais, e à frente nos modelos novos .
A nova blindagem permite ao carro de combate resistir aos novos «RPG» de ogiva dupla, bem como aos mais recentes projecteis de energia cinética.
imagem

Considerando a blindagem, a sofisticação do seus sistemas electrónicos, a potência da sua arma principal, a potência e relativa economia do seu motor e sua velocidade, o Leopard-2 A6, pode ser considerado o melhor carro de combate existente no mundo, embora esta classificação seja discutível, principalmente porque o «recheio» electrónico dos veículos, que muda de país para país, pode tornar alguns Leopard-2 mais sofisticados que outros.
imagem

O carro de combate Leopard 2 foi o vencedor da enquete sobre o melhor carro de combate da atualidade, com 54% dos votos, bem à frente do segundo colocado, o M1 Abrams, que ficou com 12%. Na foto, um Leopard 2 do Exército da Dinamarca aparece atrás das beldades da revista Vmax, na feira DHB 2008.

comparação de desempenho com um HUMMER.

imagem

imagem

imagem

.
O Exército Alemão já operou cerca de 2.350 carros de combate Leopard 2 de todas as versões. Grandes números foram vendidos para outros países depois do fim da Guerra Fria ou colocados na reserva.

Atualmente cerca de 408 Leopard 2 estão em serviço, dos quais 225 são Leopard 2A6. 395 Leopard 2s estão planejados para operar até 2012.

Mais de 3.480 Leopard 2 foram fabricados. O modelo entrou em combate em Kosovo pelo Exército Alemão e também no Afeganistão com as forças da Dinamarca e do Canadá.

por Wiking-SS, fonte: Areamilitar

Avalie esta notícia

21 comentários | 651 visualizações | 4 avaliações

Nenhum comentário:

Postar um comentário