terça-feira, 4 de junho de 2013

A ESPADA DE CARLOS MAGNO


 Joyeuse
joyeuse As dez mais famosas e mortais espadas do mundo
Carlos Magno é um homem que nasceu por volta de 742. Ele foi um dos maiores governantes da história do mundo e tornou-se rei dos francos em 768. Em 800 foi nomeado imperador dos romanos, uma posição que manteve durante o resto de sua vida . No Império Romano, ele era conhecido como Carlos I e foi o primeiro Sacro Imperador Romano. Durante sua vida, Carlos Magno expandiu o Reino Franco em um império, que abrangia grande parte da Europa Ocidental e Central. Carlos Magno é considerado como o fundador de ambas as as monarquias francesa e alemã, assim como “o pai da Europa”.
Joyeuse é o nome da espada pessoal de Carlos Magno. Hoje, existem duas espadas batizadas de “Joyeuse”. Uma delas é um sabre que é mantido no Schatzkammer Weltliche em Viena, enquanto o outro está alojado no Louvre, em França. Especialistas acreditam que a lâmina em exposição no Louvre seja parcialmente construída a partir da espada original de Carlos Magno. A espada é feita de peças de diferentes séculos, por isso pode ser difícil identificar positivamente a arma como Joyeuse. O cabo da espada indica uma data de fabricação na época de Carlos Magno. O pomo de ouro, pesadamente esculpido é feito em duas metades e foi decorado com diamantes.
Esta espada de Carlos Magno aparece em muitas lendas e documentos históricos. As descrições mais comuns se referem a Carlos Magno usando Joyeuse para decapitar o comandante sarraceno. Após a morte de Carlos Magno, a espada teria sido descoberta na Basílica de Saint Denis, e foi depois levada para o Louvre, após ter desfilada em uma procissão durante a coroação de reis franceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário