segunda-feira, 4 de março de 2013

Sandu’ao – a exótica vila flutuante da China


Sandu’ao – a exótica vila flutuante da China

Por  em 3.11.2010 as 10:18
ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
 
Conhecida como “o mundo marinho do futuro” a vila chinesa de Sandu’ao é a maior comunidade a viver sobre o mar.
Localizada na província chinesa de Fuijan, ela é, basicamente, uma vila auto-sustentável que flutua – isso quer dizer que seus habitantes não têm necessidade de pisar em terra firme para sobreviver. Usando barcos feitos em casa, eles tiram seu sustento do mar e lá há correios, estações policiais, restaurantes e lojas de conveniência.
A vila foi completamente devastada durante a invasão do Japão, na Segunda Guerra Mundial, e décadas foram necessárias para que ela fosse reconstruída. Atualmente, Sandu’ao é a maior área de cultivo de corvinas e produz vários outros tipos de frutos do mar, incluindo mariscos, ostras e camarões.
Como a maior parte das casas chinesas, as de Sandu’ao são feitas de madeira. A única diferença é que elas são construídas sobre pontes de madeira e de bambu, presas com barris de plástico e pedaços de PVC, para garantir a flutuação.
Além disso, o lugar onde a vila fica é isolado do mar aberto, então não há riscos de que ondas destruam a vila – só que as marolas são constantes e, se você tem o estômago fraco, não tente passar uma temporada lá.
Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário