quinta-feira, 14 de março de 2013

A VIDA NA ROÇA


SOCIOAMBIENTAL

O Município de Rio de Contas, por ser uma localidade histórica com rico acervo antropológico e cultural, possui aspectos socioambientais singulares.
Com o ciclo do ouro entre 1713 e 1829, o governo da Metrópole determinou a construção dos edifícios da Cadeia Pública, Câmara Municipal, Casa de Fundição, a instalação do Pelourinho simbólico e outras construções importantes, cuja arquitetura e desenho refletem o estilo da época, sendo hoje administrados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Como remanescente do desenvolvimento histórico de Rio de Contas, é importante lembrar a ocorrência de povoados que se situam nos arredores da sede urbana do município, próximos ao Parque Natural Municipal da Serra das Almas. O povoado de Mato Grosso, situado a 1.450 metros de altitude é considerado a mais alta comunidade da Bahia. Fundada por portugueses, se dedica basicamente a agricultura de subsistência de base orgânica e atualmente ao ecoturismo. Outros dois povoados também de grande importância histórica e cultural são os Quilombos de Bananal e Barra, remanescentes de aglomerações de negros mucambados e/ou foragidos, cuja história, patrimônio e modus vivendi foram pesquisadas por instituições acadêmicas. O Plano de Manejo objetiva envolver as comunidades tradicionais no processo de gestão do Parque Natural Serra das Almas.
Tanto em Rio de Contas como nas diversas comunidades rurais, como a do Brumadinho, adjacente ao Parque Natural da Serra das Almas, é possível observar a riqueza do estilo de vida, que caracteriza traços culturais da ‘hinterlândia’ Savânica Brasileira, conforme  ensaio fotográfico a seguir.
O Brasil que ainda Existe
Pesquisa e Ensaio Fotográfico de Dona Heloisa Braun, 2008.

Procissão de ‘Corpus Christi’, Rio de Contas

Lavadeiras no riacho da cidade de Rio de Contas

Detalhe da arquitetura de Rio de Contas, tombada pelo IPHAN

Fazendo esteira com fibra de bananeira, Brumadinho
Trabalho com a mandioca, Brumadinho
Carro de Boi, Brumadinho
Secando e debulhando o milho, Brumadinho

Pilando café, Brumadinho

Casa ecológica de adobe e um pilão de mandioca, Brumadinho

Senhora da área rural, Brumadinho
Casa de farinha, Brumadinho
Trabalhador rural, Brumadinho
Fogão a lenha bem antigo, Brumadinho

Colhendo Café, Brumadinho

Agricultura familiar no Brumadinho

Rendeira na calaçada de Rio de Contas

Nenhum comentário:

Postar um comentário