terça-feira, 19 de março de 2013

Robert Baden-Powell


Robert Baden-Powell

Robert Stephenson Smyth Baden, nascido a 22 de Fevereiro de 1857 em Londres, deixou claramente a sua marca no mundo. Mais que os seus feitos militares, literáricos, a sua vida continua a ter impacto em milhões de jovens e adultos de todo o mundo, devido à sua criação, o movimento escutista.
Nascimento e juventude
Filho do Reverendo Baden Powell, professor catedrático de Geometria da Universidade de Oxford, e de Henrietta Grace Smyth, filha mais velha do Almirante William Henry Smyth. O casamento dos pais ocorreu a 10 de Março de 1846.
Robert pertencia a uma familia numerosa. Seu pai já tinha 4 filhos do segundo casamento. Com Henrietta Smyth a relação rapidamente deu frutos, com os nascimentos de Warington (inicío de 1847), George (no final de1847), Augustus (1849) e Francis (1850). Após o nascimento de “Stephe” em 1857, o casal teve ainda mais Agnes (1958) e Baden (1860). Houve também três outros filhos que não tiveram tanta sorte e pereceram enquanto muito novos entre o nascimento de Francis e do jovem Stephe.
Seu pai morreu quando Robert Stephe tinha apenas 3 anos. Sua mãe, para prestar tributo ao marido e distingir seus filhos dos outros meio-irmãos, mudou o nome da familía para Baden-Powell. Henrietta veio assim a ter um papel importante na educação de Stephe e seus outros filhos.
Seu irmão Augustus, frequentemente doente, acabou por falecer.
O facto de ter crescido numa família numerosa, com imensos irmãos, permitiu-lhe enquanto pequeno participar em expedições de canoagem e de vela com estes. Na escola, também já começava a sua interacção com a natureza, nas matas circundantes de Charterhouse (escola). Surgia a semente das ideias e actividades que um dia iria moldar no movimento escutista.
Carreira Militar
Baden-Powell começou a sua carreira militar na India, em 1876. Na altura, era tenente na 13ª Hussardos (Regimento de Cavalaria “13th Hussards”). No entanto, foi em África, em território zulu (actualmente província de Natal, África do Sul) que BP aperfeiçou suas técnicas militares de exploração (“scouting”), na década de 1880.
Suas capacidades rapidamente se destacaram, sendo promovido a Major. Esteve destacado três anos em Malta, debaixo do teu tio, Comandante-Geral e Governador de Malta, o General Sir Henry Smyth. Realizava missões de espionagem em que se fazia passar por um colecionador de borboletas, fazendo esboços das instalações militares sorrateiramente enquanto desenhava borboletas.
Regressou a África para participar na Segunda Gerra dos Matabeles, que confrontava as forças coloniais inglesas à tribo dos Ndebele. Foi neste periodo que adquiriu muito do conhecimento que iria usar mais tarde no escustimo, ao comandar missões de reconhecimento em território inimigo, como um verdadeiro batedor. Foi também neste periodo que travou amizade com o batedor norte-americano Frederick Russel Burnham. Se BP veio influenciar milhões de jovens, foi Burnham que influenciou o fundador do escutismo, ao lhe passar as suas habilidades e gosto pelo ar livre, de batedor e as apelidadas “técnicas escutistas”. Foi neste momento que Robert teve contacto com o chapéu de campanha Stetson, actualmente reconhecido como chapéu escutista, vulgo “BP”.
Foi novamente promovido, tendo tomado comando do 5º Corpo de Dragões ( “5th Dragoon Guards”)na Índia.
Regressou por mais uma vez à África do Sul, para tomar parte da 2ª Guerra dos Bôeres, como o mais jovem coronel no exército britânico. Enquanto preparava um exército paramilitar, foi cercado pelos boers emMafeking, que estavam em número superior. Durante 217 dias Baden-Powell conseguiu aguentar o cerco, conseguindo uma vitória decisiva para o Império Britânico, a mais marcante desta segunda guerra. Foi durante este cerco que é criado o corpo de cadetes, com jovens abaixo da idade para combater. Os cadetes tinham como missão prestar guarda, transmitir mensagens, assistir nos hospitais, e noutras tarefas que libertassem homens para a frente de combate. Foi a bravura e competência deste corpo de cadetes que levou a que BP dedicasse o primeiro capítulo do “Escutismo para Rapazes”. Com Mafeking, Baden-Powell foi promovido a Major-General, sendo considerado como um herói nacional.
Em 1910, a conselho do rei Eduardo VII, retira-se do exército, ocupando na altura o posto de Tenente-General, para melhor servir o país com a promoção do escutismo.
O Movimento Escutista
 Ao regressar de África em 1903, Robert descobre que o livro que tinha escrito sobre as suas experiências com missões de reconhecimento na 2ª Guerra dos Matabele, “Aids to Scouting”, tinha-se tornado um êxito e era usado por professores e organizações juvenis. Surge então a ideia de reescrever o livro, adoptando-o mais a uma postura civil. Em Agosto de 1907 ocorreu então aquele que é considerado o primeiro acampamento escutista da história, na ilha de Browsea, com 22 rapazes de diferentes classes sociais. É nessa actividade que Robert testa a praticabilidade de suas ideias.
Em 1908 surge o “Escutismo para Rapazes”. Surgem quase espontaneamente agrupamentos / grupos de escuteiros um pouco por todo o Reino Unido e rapidamente o fenómeno passa da vertente nacional para a internacional. Em 1910 surge oficialmente as Guias, a versão feminina do escutismo.
Dá-se em 1920 o 1º Jamboree Mundial, em Cristal Palace, onde Robert Baden-Powell é aclamado Chefe Mundial dos escuteiros.
Em 1922 já existia por todo o mundo mais que 1 milhão em 32 países. Em 1939, o fenómeno já ultrapassava os 3,3 milhões.
Em 1937, no 5º Jamboree Mundial, BP retira-se oficialmente do escutismo, com 80 anos. A data do seu nascimento é mundialmente celebrada como o dia do Fundador, ou simplesmente o Dia de BP, para nos lembrarmos e celebrarmos a obra e espírito do nosso chefe fundador.
Vida Pessoal
Robert Baden-Powell casou com Olive St Clair Soames, mais nova. O casamento foi realizado em segredo. Curiosamente ambos faziam anos no mesmo dia, 22 de Fevereiro.
Em 1939, retira-se com a mulher para o Quénia, aonde viria a morrer a 8 de Janeiro de 1941. Após a Morte de Robert, sua mulher e a irmãAgnes lideraram com dedicação o movimento por ele criado. Quando Olave morreu, em 1977, pediu que suas cinzas fossem enterradas junto de Robert. A campa de Baden-Powell é considerada um monumento nacional pelo governo queniano.
Os Baden-Powell tiveram 3 filhos, 1 rapaz e duas raparigas, Artur, Heather e Betty. O título de barão foi então mantido.
“Sempre Alerta para Servir”

Nenhum comentário:

Postar um comentário