eça Ordos – a cidade fantasma da China
Por Luciana Galastri em 12.10.2010 as 10:42
ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
Conhecida como “a cidade vazia” o distrito de Ordos foi construído para abrigar mais de um milhão de chineses. No entanto a estrutura permanece vazia.
Antigamente, Ordos era uma cidade pobre do interior da Mongólia mas devido às suas grandes reservas de carvão e gás natural (que são como ouro na China) o governo decidiu investir na região e construir um distrito lá.
Ordos, apesar de ser vazia, tem a segunda maior renda per capita da China – atrás apenas de Shanghai. Mesmo assim, os enormes edifícios construídos pelo governo permanecem, na sua maior parte, completamente desertos.
Acredite ou não, o empreendimento é um sucesso. As pessoas realmente compraram os apartamentos em Ordos e investiram no carvão e no gás natural que vem da região – só que quase ninguém vive nas casas e nos prédios.
Pode ser estranho o fato de ninguém querer morar em Ordos já que, como você pode ver pelas fotos, as casas e os apartamentos são até bonitos. O problema é que a parte planejada de Ordos fica apenas a 25 quilômetros da “velha Ordos” – ou seja, quem já investia em carvão mora lá e não tem motivos para se mudar para uma outra cidade tão próxima.
Até parece um erro de planejamento do governo chinês, mas a velha Ordos tem problemas de abastecimento de água enquanto o novo distrito fica mais próximo a fontes do líquido.
Mas até que o governo arranje meios de convencer as pessoas a realmente se mudarem para a nova Ordos ela irá permanecer uma cidade fantasma dos tempos modernos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário