segunda-feira, 4 de março de 2013

O HOME DE GELO


SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2008

O homem de Gelo

O holandês Wim Hof, de 48 anos, tem a impressionante habilidade de suportar temperaturas incrivelmente baixas, que poderiam ser fatais à maioria das pessoas.
Conhecido como “O Homem de Gelo”, Hof, tem desafiado os cientistas que continuam sem conseguir explicar como seu corpo não sofre nenhum dano ao ser exposto a temperaturas tão baixas.

Em Janeiro de 1999 ele viajou ao Pólo Norte, onde correu meia maratona vestindo apenas um short e descalço. Três anos depois, voltou ao local e entrou para o Guiness Book por nadar 80 metros sob o gelo, quase duas vezes o tamanho de uma piscina olímpica.
Já em 2007, fez uma tentativa de escalar o Monte Everest só de shorts, mas não concluiu, tendo marcado uma nova investida em 2008.

O holandês se cobre de gelo dentro de um cubo em frente a um museu em Nova York. Ele bateu o recorde mundial de ficar imerso com gelo pelo corpo (com exceção da cabeça) ao ficar 1 hora e 12 minutos.

No começo desse ano ele quebrou seu próprio recorde ao permanecer imerso em água gelada por uma hora e doze minutos, em Nova York.
Hof começou a chamar a atenção pois não sofre ulcerações do frio e nem hipotermia, reações comuns do corpo humano quando exposto ao frio extremo.
Normalmente, quando uma pessoa é exposta à temperaturas congelantes por um período prolongado o corpo entra em “modo de sobrevivência”, com os líquidos começando a congelar. O fluxo sangüíneo para as extremidades é sacrificado para manter a circulação apenas para os órgãos necessários para sobrevivência.
Em seguida, iniciam os efeitos da hipotermia e a morte pode chegar em alguns minutos. Inexplicavelmente, não é isso o que acontece com o holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário