quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PATO DONALD


Pato Donald, é um personagem de desenho animado criado pela Walt Disney Animations em 1934, e licenciado pela Walt Disney Company. Donald é um pato antropomórfico branco, e normalmente veste uma roupa de marinheiro. Donald é mais conhecido pelo seu temperamento explosivo, e junto com o Mickey Mouse, é um dos personagens mais populares da Disney, e o que mais apareceu em filmes. 

Arquivo: Donald debut.PNG pato Donald foi criado por Walt Disney quando ele ouviu Clarence Nash (voz original de Donald) fazendo uma voz de ''pato''. Mickey Mouse tinha perdido um pouco de sua borda desde que se tornou um modelo para crianças. E Disney queria um personagem que podesse retratar alguns dos traços de caráter mais negativos que ele já não podia conceder a Mickey. 
Pato Donald apareceu pela primeira vez em 1934, no desenho animado  ''A Galinha Esperta'', que  fazia parte da série de curtas animados ''Sinfonias Tolas''. 


A data de lançamento do curta metragem, 09 de Junho, é oficialmente reconhecida pela Disney como a data do aniversário do Pato Donald. A aparência de Donald no desenho animado, foi criada por Dick Lundy e a voz é de Clarence Nash.

Clarence Nash                       Dicky Lundy 
Burt Gillett, diretor de A Galinha Esperta, trouxe Donald de volta no desenho do Mickey Mouse, ''Em beneficio dos órfãos'', em 11 de agosto de 1934. Donald é o primeiro de vários personagens que se apresentam no Show dos Orfãos de Mickey. No curta, ele tenta recitar os poemas '' Mary Had a Little Lamb'' e ''Little Boy Blue'', mas cada vez que tenta, é interrompido pelos órfãos travessos, levando o pato até um ataque de raiva. Está personalidade explosiva acabou permanecendo com Donald ao longo das décadas. 


Donald continuou a ser um sucesso com o público. O personagem começou a aparecer regularmente na maioria dos desenhos animados de Mickey Mouse. Como, o cartoon de 1935 ''The Band Concert'', no qual Donald toda hora interrompe a Orquestra de Mickey Mouse, e ''Turkey in the Straw'', que são regularmente considerados pelos críticos, como clássicos da animação.


Em 1936, Donald foi redesenhado para ser um pouco mais cheio, redondo, e mais bonito. Ele também começou a estrelar em cartoons solo, a primeira das quais foi ao ar em  09 de janeiro de 1937 com o nome de Don Donald . Este curta também introduziu um interesse amoroso de Donald, Donna Duck, que evoluiu para Margarida. Os sobrinhos de Donald: Huguinho, Zezinho e Luizinho, fizeram sua primeira aparição animada, em 15 de Abril de 1938, no curta ''Sobrinhos de Donald''.  Em 1938, numa pesquisa feita pela Disney, Donald era mais popular que Mickey Mouse. Depois disso, Donald passou a fazer partir do famoso trio: Mickey, Donald e Pateta. 

Arquivo: Ducknazi.jpg

Vários curtas do Pato Donald durante a guerra, eram propagandas do exercito, tendo como destaque, ''Face Der Fuher'', lançado em 01 de Janeiro de 1943, que venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem Animado.  Donald também foi mascote de várias forças aéreas americanas na época.

Arquivo: Pato Donald em mustang.JPG
Durante a Segunda Guerra Mundial, os desenhos da Disney não foram autorizados a ser importado para Europa Ocupada pelo seu conteúdo propagandístico. Uma vez que isto custou um monte de dinheiro a Disney, ele decidiu criar um novo público para seus filmes na América do Sul . Walt Disney decidiu fazer uma viagem por vários países latino-americanos com seus animadores, e usar as suas experiências e impressões para criar dois longas-metragens de animação. O primeiro foi Olá Amigos , que consistia em quatro segmentos curtos, duas delas com Pato Donald. Na primeira, ele encontra com seu amigo papagaio Zé Carioca . O segundo filme foi Você já foi a Bahia? a qual ele encontra seu amigo galo Panchitto. 



Muitos dos filmes de Donald feitos após a guerra eram repetitivos e trazia o pato sendo incomodado por algum outro personagem. Donald é repetidamente atacado, perseguidos e ridicularizados pelos seus sobrinhos, e outros personagens. Com efeito, os artistas da Disney investiram no cenário aperfeiçoado por Walter Lantz, em que o personagem principal é o instigador destes comportamentos de assédio, e não a vítima deles. 

O pós-guerra de Donald também estrelou em filmes educativos , tais como ''Donald na Terra MathMagic'' e ''Como ter um acidente de trabalho'' (ambos de 1959), e fez participações especiais em vários projetos da Disney, como O Dragão Relutante (1941) e a espetáculos da DisneyLandia Tv (1959). Para este último show, o tio de Donald, Ludwig von Drake foi criado em 1961.

Clarence Nash fez a voz de Donald pela última vez no Natal do Mickey (1983), fazendo Donald o único personagem no filme a ser dublado por seu ator original. Desde a morte de Nash, em 1985, a voz do Donald foi fornecido por Tony Anselmo. A voz de Anselmo é ouvida pela primeira vez em Uma Cilada para Roger Rabbit. Neste filme, Donald tem uma cena de duelo de piano com o Pato Patolino da Warner Brothers dublado por Mel Blanc, e vence o duelo com um canhão . Muitos fãs chamam isso de confronto entre os 2 patos como um dos maiores duelos da história da animação.

Em meados de 1940, Carl Barks logo assumiu o grande desenvolvimento da versão de histórias em quadrinhos do pato como escritor e ilustrador. Sob a sua caneta, a versão em quadrinhos de Donald divergiram ainda mais do seu homólogo de animação, tornando-se mais aventureiros, menos temperamental, e mais eloquente. 

Donald Duck

Pato Donald, além de ser o quinto personagem animado com mais quadrinhos publicados no mundo. Ele foi incluindo na lista da Tv Guide's como um dos 50 maiores personagens animados de todos os tempos. E tem suas ''mãos'' gravadas no Teatro Chines, pelo seu dublador durante 50 anos, Clarence Nash, desde 1984.

Arquivo: Donald Duck em Theatre.jpg Chinês Grauman

Nenhum comentário:

Postar um comentário