Pato Donald, é um personagem de desenho animado criado pela Walt Disney Animations em 1934, e licenciado pela Walt Disney Company. Donald é um pato antropomórfico branco, e normalmente veste uma roupa de marinheiro. Donald é mais conhecido pelo seu temperamento explosivo, e junto com o Mickey Mouse, é um dos personagens mais populares da Disney, e o que mais apareceu em filmes.
Pato Donald apareceu pela primeira vez em 1934, no desenho animado ''A Galinha Esperta'', que fazia parte da série de curtas animados ''Sinfonias Tolas''.
A data de lançamento do curta metragem, 09 de Junho, é oficialmente reconhecida pela Disney como a data do aniversário do Pato Donald. A aparência de Donald no desenho animado, foi criada por Dick Lundy e a voz é de Clarence Nash.
Clarence Nash Dicky Lundy
Burt Gillett, diretor de A Galinha Esperta, trouxe Donald de volta no desenho do Mickey Mouse, ''Em beneficio dos órfãos'', em 11 de agosto de 1934. Donald é o primeiro de vários personagens que se apresentam no Show dos Orfãos de Mickey. No curta, ele tenta recitar os poemas '' Mary Had a Little Lamb'' e ''Little Boy Blue'', mas cada vez que tenta, é interrompido pelos órfãos travessos, levando o pato até um ataque de raiva. Está personalidade explosiva acabou permanecendo com Donald ao longo das décadas.
Donald continuou a ser um sucesso com o público. O personagem começou a aparecer regularmente na maioria dos desenhos animados de Mickey Mouse. Como, o cartoon de 1935 ''The Band Concert'', no qual Donald toda hora interrompe a Orquestra de Mickey Mouse, e ''Turkey in the Straw'', que são regularmente considerados pelos críticos, como clássicos da animação.


Vários curtas do Pato Donald durante a guerra, eram propagandas do exercito, tendo como destaque, ''Face Der Fuher'', lançado em 01 de Janeiro de 1943, que venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem Animado. Donald também foi mascote de várias forças aéreas americanas na época.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os desenhos da Disney não foram autorizados a ser importado para Europa Ocupada pelo seu conteúdo propagandístico. Uma vez que isto custou um monte de dinheiro a Disney, ele decidiu criar um novo público para seus filmes na América do Sul . Walt Disney decidiu fazer uma viagem por vários países latino-americanos com seus animadores, e usar as suas experiências e impressões para criar dois longas-metragens de animação. O primeiro foi Olá Amigos , que consistia em quatro segmentos curtos, duas delas com Pato Donald. Na primeira, ele encontra com seu amigo papagaio Zé Carioca . O segundo filme foi Você já foi a Bahia? a qual ele encontra seu amigo galo Panchitto.
Muitos dos filmes de Donald feitos após a guerra eram repetitivos e trazia o pato sendo incomodado por algum outro personagem. Donald é repetidamente atacado, perseguidos e ridicularizados pelos seus sobrinhos, e outros personagens. Com efeito, os artistas da Disney investiram no cenário aperfeiçoado por Walter Lantz, em que o personagem principal é o instigador destes comportamentos de assédio, e não a vítima deles.
O pós-guerra de Donald também estrelou em filmes educativos , tais como ''Donald na Terra MathMagic'' e ''Como ter um acidente de trabalho'' (ambos de 1959), e fez participações especiais em vários projetos da Disney, como O Dragão Relutante (1941) e a espetáculos da DisneyLandia Tv (1959). Para este último show, o tio de Donald, Ludwig von Drake foi criado em 1961.
Clarence Nash fez a voz de Donald pela última vez no Natal do Mickey (1983), fazendo Donald o único personagem no filme a ser dublado por seu ator original. Desde a morte de Nash, em 1985, a voz do Donald foi fornecido por Tony Anselmo. A voz de Anselmo é ouvida pela primeira vez em Uma Cilada para Roger Rabbit. Neste filme, Donald tem uma cena de duelo de piano com o Pato Patolino da Warner Brothers dublado por Mel Blanc, e vence o duelo com um canhão . Muitos fãs chamam isso de confronto entre os 2 patos como um dos maiores duelos da história da animação.
Em meados de 1940, Carl Barks logo assumiu o grande desenvolvimento da versão de histórias em quadrinhos do pato como escritor e ilustrador. Sob a sua caneta, a versão em quadrinhos de Donald divergiram ainda mais do seu homólogo de animação, tornando-se mais aventureiros, menos temperamental, e mais eloquente.

Pato Donald, além de ser o quinto personagem animado com mais quadrinhos publicados no mundo. Ele foi incluindo na lista da Tv Guide's como um dos 50 maiores personagens animados de todos os tempos. E tem suas ''mãos'' gravadas no Teatro Chines, pelo seu dublador durante 50 anos, Clarence Nash, desde 1984.

Nenhum comentário:
Postar um comentário