sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MADAME MIN



Madame Min (Madam Mim, também conhecida por Mad Madam Mim, no original eminglês). Personagem da Disney, é uma bruxa do bosque velha, com uma das caras mais feias que já se viu. Mas é simpática e muito poderosa.
Aparece pela primeira vez no desenho clássico A Espada era a Lei [1] . Nessa ocasião enfrentou num duelo de magia o Mago Merlin, mestre do jovem Rei Artur, que no desenho atendia pelo apelido de Verruga (BR e PT), Wart, em inglês.
Ao passar para os quadrinhos, foi adaptada para a época atual. Enfrentou em outro duelo o Professor Pardal. Nessas histórias, o que acontece com mais freqüência é ser enganada pelos vilões Irmãos Metralha e Mancha Negra, que buscam tirar proveito de seus poderes mágicos, mas que no fim sempre se dão mal.
Mancha Negra tornou-se sua paixão não correspondida.
Mais tarde fez dupla com Maga Patalógica, a famosa feiticeira criada por Carl Barks. Tornou-se sua melhor amiga e mora junto com ela em um antigo castelo medieval, com um dragão preso no calabouço. Outros animais de estimação da dupla são doiscorvos, Perácio e Apolônio e um gato, chamado no Brasil de Mefistófeles.

Índice

  [esconder

[editar]Quadrinhos

[editar]Almanaques

A Madame Min nunca teve uma revista regular no Brasil mas protagonizou algumas edições especiais. Houve o Almanaque da Madame Min, com duas edições, outubro de 1988 e agosto de 1989. Além deste título próprio, esteve presente em um Almanaque das Bruxas, onde dividiu histórias com outras bruxas famosas como sua inseparável amiga Maga Patalógika. Essa edição, única, é de outubro de 1990 [2].

[editar]Manuais Disney

Além dos almanaques, Madame Min esteve novamente com sua amiga Maga Patalógika no Manual da Maga & Min, uma das edições dos Manuais Disney lançados na década de 1970 pela Editora Abril. Esse, em específico, foi publicado em 1973. Depois, relançado em 1988 pela Editora Nova Cultural, com o mesmo nome.
O manual fala sobre mágicasfeitiços, assombrações e tudo mais relacionado ao mundo das bruxas e outros seres imaginários.Mais tarde, este e outros manuais foram reunidos na Bilbioteca do Escoteiro-Mirim, em 1985. As capas eram diferentes, mas com o mesmo conteúdo.

[editar]Madame Min em outras línguas


Nenhum comentário:

Postar um comentário