sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

80 anos de Mickey Mouse


80 anos de Mickey Mouse

Há 80 anos, foi registrado por Walt Disney o ratinho mais famoso do mundo: Mickey Mouse. Sua criação foi bem mais antiga, em 1928, porém o registro oficial aconteceu em 10 de janeiro de 1932. Foi neste mesmo ano, 1932, que o personagem passou a ter as cores que hoje já conhecemos bem, pois antes disso o desenho ainda se passava em preto e branco.
O desenho foi feito pelo Ub Iwerks em 1928 como pagamento de uma dívida de jogo que ele tinha com Walt Disney, mais tarde em 1932 ele resolveu registrar o personagem e foi quem o dublou até 1946. Depois disso, o personagem também já foi dublado por Jim MacDonald de 1947 até 1977 e depois por Wayne Allwine desde 1977 até hoje, sendo que sua esposa, Russi Taylor, é a dubladora de Minnie Mouse.
Waldt Disney já tinha outro personagem em mente para lançar antes de surgir o Mickey. Seria o coelho Oswald, mas por questões legais ele não pode entrar em cena e por uma casualidade surgiu Mickey para ser seu substituto. E tão bem substituiu, que deu a Disney o prêmio mais cobiçado em Hollywood: Um Oscar pela criação do ratinho.
A Disney só realizou comemorações em 1978 quando completou 50 anos e em 1988 nos 60 anos. Depois disso eles não realizaram mais estas comemorações, sendo a última feita pelos japoneses em 1998, na Disneylândia de Tóquio. No ano de comemoração dos 50 anos do personagem, ocorreram também divulgações do desenho, que seriam falsificadas, afinal ele já tinha grande sucesso, sendo que Walt Disney processou os autores dos falsos Mickeys.
Nem sempre o nome do ratinho foi Mickey Mouse, pois inicialmente ele foi chamado de Mortimer, mas devido o primeiro nome ser formal demais, a esposa dele, Lilian, sugeriu o nome atual, o qual Disney gostou e aderiu ao personagem.
Para quem já o viu desde sua criação, notou que ele sofreu diversas mudanças até chegar a sua forma atual. Desde o ratinho franzino em Steamboat Willie de 18 de novembro de 1928, onde ele aparecia num barco a vapor comandado pelo malvado capitão Pete Pata de Palo, até o adorável Mickey que conhecemos hoje.
Na época, ele aparecia no desenho com olhos que seriam dois pontos negros, orelhas longas, e não redondas, e sua pele era branca ao invés de rosa, cor que foi adquirir em 1935.
Ele se tornou famoso no Brasil depois de entrar aqui através das tirinhas do Ratinho Curioso. Daí em diante, sua fama no país foi aumentando em tais proporções que a empresa Walt Disney criou em 1942, o personagem Zé Carioca com o seu jeitinho brasileiro de ser.
O sucesso de Mickey Mouse é tão grande entre os fãs que o ratinho teve direito a uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, na Califórnia em 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário