terça-feira, 25 de dezembro de 2012

História do Arco e Fecha ESPORTES, HISTÓRIA, OLIMPÍADAS, TIRO COM ARCO | CANAL OLÍMPICO | MAIO 24, 2011 AT 15:58






História do Arco e Fecha



arco e flecha A História do Arco e Fecha
Grandes impérios foram estabelecidos tendo como armas principais o arco e a flecha. A arma era tão importante que o poder de uma nação era baseado na pontaria de seus arqueiros. Os egípcios foram o primeiro povo a utilizar o arco, por volta do ano 3500 a.C. Em 1800 a.C., os assírios criaram um arco menor e mais leve, feito com couro, marfim e madeira, com o qual conseguiam um perfil curvo.
Embora o valor do arco como arma de guerra tivesse declinado depois da invenção das armas de fogo, no século 16, o desafio e a diversão que significam disparar com arco garantiram sua sobrevivência. O rei Henrique 8º, um entusiasta dos esportes, promoveu o tiro com arco como passatempo oficial da Inglaterra e encarregou sir Christopher Morris, em 1537, da criação de uma sociedade de arqueiros que ficaria conhecida como The Guild of St. George (A Irmandade de São Jorge).
A partir do ano 1600, foram criados clubes para a prática do arco e flecha. As competições e os torneios serviam para medir a categoria de cada clube e foram o primeiro passo para a regulamentação do esporte. O mais importante desses torneios, o Ancient Scorton Silver Arrow Contest, foi disputado em 1673, em Yorkshire, na Inglaterra, e persiste até hoje. As mulheres entraram para as sociedades de arqueiros em 1787. Em 1828, foi criado, na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, o primeiro clube de arqueiros do continente americano, o United Bowmen.
historia do arco e flecha A História do Arco e Fecha

Arco e Flecha nas Olimpíadas

arco e flecha A História do Arco e FechaArco e flecha apareceram pela primeira vez em Olimpíadas em 1900, durante os Jogos de Paris, como uma homenagem do COI ao mítico guerreiro Hércules, considerado o primeiro arqueiro da história. Depois de Antuérpia-1920, a modalidade saiu do programa oficial dos Jogos, ficando ausente do programa olímpico por 52 anos. Apenas nos Jogos de Munique-1972 o tiro com arco se consolidou como esporte olímpico, em grande parte pelo esforço dos poloneses, que trabalharam para criar um regulamento internacional.
Em 1931, foi criada a Fita (Federação Internacional de Tiro com Arco), e no ano seguinte, disputou-se o primeiro campeonato mundial, na Polônia. Hoje, 142 países são filiados à Fita. A grande potência do Tiro com Arco no mundo é a Coréia do Sul, que nos últimos Jogos Olímpicos conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Estados Unidos, França e Grã-Bretanha são os principais adversários dos coreanos.

Arco e Flecha no Brasil

No Brasil, arco e flecha eram usados pelos índios que habitavam o país antes mesmo da chegada dos portugueses. Como modalidade esportiva, o tiro com arco chegou de avião. O principal agente desta viagem foi Adolpho Porta, um comissário de vôo da Panair do Brasil que até 1955 morava em Lisboa, capital portuguesa. Praticante assíduo do esporte, Adolpho retornou ao Brasil com alvos, arcos e flechas na mala, além do regulamento da federação internacional que lhe fora doado pelo presidente da federação portuguesa da modalidade.
Adolpho foi ao Fluminense Futebol Clube e conheceu Waldemar de Oliveira, comerciante de artigos de caça e pesca e membro do Clube Carioca de Tiro. Assim, a primeira prova foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, e patrocinada pelo Clube de Tiro e Diário de Notícias. O Fluminense até tentou abiscoitar o troféu e se apresentou com uma equipe feminina, mas o vencedor foi justamente Adolpho Porta.
Depois disso, a modalidade ganhou novos adeptos, por meio de vários clubes do Rio, como o Clube Carioca de Tiro, o Andaraí Atlético Clube, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o Riachuelo Tênis Clube e o Clube Municipal.
tiro com flecha A História do Arco e FechaNos anos 70, o tiro com arco começou a ganhar âmbito internacional, com a participação de arqueiros em torneios importantes, como Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Em 1972, o Brasil se filiou à Fita, enviando ao Campeonato Mundial os arqueiros Renato Joaquim Emílio e Arcy Kempner. Em 1991, com o crescimento de federações estaduais e do número de atletas, foi criada a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, responsável pela organização do esporte no país.
A primeira conquista internacional veio no Pan-Americano de 1979, justamente quando a modalidade estreou nos Jogos. Arcy Kempner foi a brasileira que estreou o pódio, com uma medalha de bronze. Em 1983 mais três bronzes, trazidos por Renato Emílio e a equipe formada por Martha Emílio, Cláudia Vasques e Angela Fernández. Desde então, nenhuma outra medalha foi conquistada pela seleção brasileira.
Em Olimpíadas, os brasileiros estrearam em Moscou-1980. Arcy Kempner e Renato Emílio, os primeiros representantes do país, ocuparam apenas posições intermediárias na classificação. Desde então, participaram também dos Jogos de Los Angeles-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992, sem destaque. Em Pequim, o tiro com arco brasileiro volta aos Jogos Olímpicos após 16 anos. Luiz Gustavo Trainini garantiu vaga para o Brasil no Festival Olímpico disputado em El Salvador.

Artigos Relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário