segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

HISTORIA DO BREKA


 história do break
Break, em inglês, significa quebrar. Na década de 60, esse verbo tinha um valor de protesto, revelado em forma de dança. O break surgiu na mesma época da Guerra do Vietnã, quando milhões de pessoas protestavam contra a intromissão dos Estados Unidos naquela batalha. O exército estava quebrando os jovens soldados em estatísticas de óbito. Nesses mesmos anos, em Porto Rico, jovens começaram a se utilizar da dança para fazer uma crítica sócio-política ao exército americano. 0s passas passaram a representar então mais que uma expressão corporal, denotando também girias de guerra. Um dos mais conhecidos é o sapateado, no qual as pernas giram no ar enquanto o corpo fica no chão, lembrando o movimento das hélices dos helicópteros. Já a quebrada, movimento que muitos pensam que foi influenciado por Michael Jackson, faz uma alusão àqueles que voltavam para casa mutilados, andando com o corpo todo ‘quebrado’. Depois da guerra, o break ganhou mais força com as gangues nova-iorquínas, por volta dos anos 70. Muitas vezes, quando o assunto era disputar com outras gangues, as armas e pedras ficavam de fora e a briga dos grupos Inimigos ia para a pista de dança. Ganhava aquele que fizesse passos mais difíceis.
Com um tempo. as rodas foram ganhando mais características, Os dançarinos já colocavam nas performances imitações de poses de painéis egípcios, movimentos do kung fu (arte marcial), robôs de filmes de ficção científica e danças africanas. Depois do break, surgiu o grafite e o rap. Esses três elementos formam hoje a Cultura hip hop.
Break, também conhecido como B-boying, parece estar diferente de todas outras especies de danças. Em Nova Iorque o fluxo maior de imigrantes pegaram lugar durante o anos 50 e 60. A influência de dança Africana dentro do Break esta completamente óbvia, não unicamente por causa da ‘danças de círculo. Também a expressâo B-boying provavelmente originado da palavra afiricruna “Boioing” que siginica “pulo, salto". Até mesmo o Charleston ( dança dos anos20) que é conhecido como ‘Charlie Rock’’ foi integrada dentro break.
O Break é uma dança inventada pelos porto-riquenhos. através da qual expressavam sua insatisfação com o politica e a guerra do Vietnã,apresentavam-se em performances que imitavam os helicopteros da guerra. ou mesmo os soldados que voltavam mutilados da guerra. Ele se alastrou junto com as gangues nova-iorquinas. que por volta da década de 70, respondia à opressão social com violência brutal. Além das depredações dos prédios do bairro, era comum o confronto armado. Por tradição norte-americana os grupos étnicos não se misturavam, daí tinhamos ganques de hispânicos e gangues de negros. Cada um tinha seu código do grupo, o chamado TAG (assinatura dos grafiteiros), que demarcavam o território. Contudo nos momentos de descontração, dançavam o Break.
Entre as mais famosas gangues de break podemos citar Rock Steady Crew, Electric Boogie, Zulu Nation e Dynamic Breaks. No Brasil as qangues que fizeram história foram Crazy Crew, Street Warriors, Nação Zulu. Fantastic Face, Jabaquara Breakers e Back Spin Kings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário