sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MAGA PATALOGICA



A feiticeira apareceu pela primeira vez em “The Midas Touch” (Toque de Midas, em Português), publicada em dezembro de 1961, como uma nova antagonista para Patinhas além dos Irmãos Metralha e de Pãoduro Mac Mônei. Mas seu conceito se afasta do clichê da velha decrépita geralmente associado às bruxas. Barks inspirou-se na aparência da atriz italiana Sophia Loren, e também a tornou sedutora, amoral e um tanto ameaçadora. Em entrevista, Barks identificou Mortícia Addams, personagem similar das tiras de Charles Addams, como outra fonte da inspiração para Maga. Malévola, a bruxa má da Bela Adormecida no longa-metragem de Walt Disney(lançado em 29 de janeiro de 1959), foi sugerida como uma terceira fonte de inspiração. Entretanto, a inspiração de Barks para os atos de Maga é assumidamente a feiticeira Circe.
Maga vive na subida do Vesúvio, perto de NápolesItália, onde a feiticeira nasceu em 1908. Sua motivação preliminar é roubar a moeda número 1 do Tio Patinhas e derretê-la nas lavas do Vesúvio, fazendo um poderoso amuleto mágico, que lhe dará o Toque de Midas. Ela tem dois corvos falantes de estimação, Laércio e Perácio, que as vezes dão ideias para algum feitiço, tomam notas de alguma poção ou até espionam alguma vítima, a mando da bruxa.
Muitas vezes, Maga faz parcerias desastradas com os Irmãos Metralha ou com sua melhor amiga Madame Min (lançada no longa-metragem A Espada Era a Lei). Outra parceira frequente é sua sobrinha Magali, que pode ser tanto uma colega de brincadeiras quanto uma pedra no sapato de Huguinho, Zezinho e Luisinho, dependendo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário