segunda-feira, 4 de março de 2013

A VIDA DE JESSE OWENS


Jesse Owens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesse Owens
campeão olímpico
Jesse Owens em Berlim 1936
Informações pessoais
Nome completoJames Cleveland Owens
ModalidadeAtletismo
Nascimento12 de Setembro de 1913
OakvilleAlabama
NacionalidadeEstados Unidos norte-americano
Falecimento31 de março de 1980 (66 anos)
TucsonArizona
CompleiçãoPeso: 71 kg Altura: 1,78 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
OuroBerlim 1936100 metros rasos
OuroBerlim 1936200 metros rasos
OuroBerlim 19364x100 metros rasos
OuroBerlim 1936Salto em comprimento
James Cleveland "Jesse" Owens (Oakville12 de setembro de 1913 - Tucson31 de março de 1980) foi um atleta e líder civil afro-americano. Ele participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em BerlimAlemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF.[1]

Índice

  [esconder

[editar]Infância e juventude

Owens foi o mais novo de 10 filhos, três meninas e sete meninos, nascidos de Henry Cleveland Owens e Emma Mary Fitzgerald em Oakville, Alabama em 12 de setembro de 1913. JC, como era chamado, tinha nove anos quando a família se mudou para ClevelandOhio em busca de melhores oportunidades, como parte da grande migração, quando 1,5 milhões de afro-americanos deixaram o segregado sul. Quando seu novo professor perguntou o seu nome (para entrar em seu livro de anotações), ele disse que JC, mas por causa de seu forte sotaque do sul, ela pensou que ele disse "Jesse". O nome pegou, e ele ficou conhecido como Jesse Owens o resto de sua vida.[2]

[editar]Jogos Olímpicos de Berlim

A notória propaganda pan-alemanista não ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Berlim, tanto que o incentivo aos atletas germânicos (não judeus) foi tão grande que estes conseguiram colocar a Alemanha no topo do ranking com 33 medalhas de ouro seguidos do segundo colocado, os EUA com 24 medalhas de ouro.
Uma imensa movimentação foi feita, em que os anfitriões cantavam o hino alemão "Deutschland, Deutschland über Alles" ("Alemanha acima de todos", em português), saudavam com um "Sieg Heil".

[editar]Owens x Hitler

Antes de começar a saga de Owens, Cornelius Johnson, um outro atleta negro, ganhou a medalha de ouro no salto em altura. Hitler que até então tinha apenas apertado a mão de um atleta finlandês e outro alemão ambos vencedores de atletismo, retirou-se do estádio logo no primeiro dia, após ser alertado pelo Comitê Olímpico Internacional de que teria de cumprimentar todos os vencedores ou nenhum destes. A versão conhecida de que Hitler tenha abandonado o estádio quando Owens venceu foi trocada pela de quando Johnson o fez. Isso porque a falsa propaganda aliada preferia consagrar Owens, que ganhou não uma, mas quatro medalhas.
Daí em diante entrava em cena Jesse Owens, que venceu os 100 m e 200 m rasos, revezamento de 400 m e salto em distância. Quando Owens venceu a prova dos 200 m ele mirou seus olhos para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois Hitler estava ausente no dia. Jesse Owens foi aclamado por milhares de torcedores de diversas nações naquele dia, juntamente com o alemão Lutz Long, que terminou a prova em segundo lugar. Os EUA conseguiram vencer dez provas de atletismo. Destas, seis medalhas de ouro foram conseguidas com a participação de quatro negros.
A maior conquista de Owens foi não se contrapor ao regime hitlerista, mas sim abalar a noção racista da nação americana no século XX, como ele mesmo deixou bem claro em sua biografia. Ele declarou que o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, mas o fato do presidente americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada.
Segundo Lucas Santos Cunha, depois de Jesse Owens fracassar em duas de três tentativas na eliminatória, o alemão se aproximou dele e acima de todas as diferenças raciais, sugeriu que ele atrasasse seu ponto de arranque. Owens precisava de 7,15 metros para passar para a fase seguinte. Com a recomendação de Logn, seu salto alcançou os justos 7,15 metros exigidos para se estar na final, que Hitler assistiria das tribunas. Já na final Luz marcaria logo de saída 7,54 metros, e Owens, 7,74; na sua tentativa seguinte o alemão se igualaria ao americano e este iria ainda mais longe com 7,87 metros.
Ainda segundo Lucas Santos Cunha, novamente Luz vai para a pista de arranque e empata outra vez com Owens. Neste momento o alemão estava na liderança da competição, já que permanecendo o empate ele possuía o melhor salto do evento. De fato Hitler demonstrou todo seu nojo pela clara supremacia de Owens chamando-o de "africano auxiliar dos americanos", porque nunca aceitou que ele fosse um atleta com potencial superior. Mas a prova de salto em distância ainda não tinha terminado, Owens vai para o penúltimo salto:7.94 metros, 10 centímetros a mais que o alemão. Hitler abandona rapidamente a cenário.



Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário