segunda-feira, 4 de março de 2013

A TRAGEDIA DA TAM NO APIS VEJA O DIALOGO ATERRORIZANTE DOS PILOTOS


Dados da caixa preta

São apresentados abaixo os diálogos gravados pelo equipamento de gravação de voo. O início da transcrição se deu às 18h18. O capitão falou com os passageiros e, em seguida, ouviu-se um barulho, como o ruído de um assobio. Logo depois, o barulho da abertura de uma porta e a entrada de um comissário são registrados. A voz diz que está tudo ok e pergunta quando aconteceria o pouso.[25]
  • Cabine: "Checando condições da pista".
  • Torre: "Está molhada e ainda escorregadia. Autorizado para pousar".
  • Cabine: "o pouso está liberado? Pouso verde, som manual".
  • Torre: "Liberado".
  • Som do avião tocando o solo, o co-piloto lembra:
  • Reverso número um apenas.
  • Três segundos depois o aviso:
  • Spoilers nada.
  • — Ai - diz o piloto.
  • — Olha isso!!
  • O co-piloto fala:
  • — Desacelera! Desacelera!
  • Seis segundos depois vem a resposta:
  • — Não dá, não dá.
  • — Ai meu Deus! Ai meu Deus!
  • O co-piloto pede:
  • — Vai, vai, vai, vira, vira.
  • Há som de gritos e ouvem-se vozes femininas. E há um barulho de batida em seguida.

[editar]Relatório final

Voo TAM 3054

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Voo TAM 3054
Bombeiros entre os destroços da aeronave
Sumário
Data17 de julho de 2007(5 anos)
CausaPosicionamento incorreto dos manetes que controlam as turbinas da aeronave [1]
LocalBrasil Aeroporto de Congonhas,São PauloSP
Coordenadas23° 37′ S 46° 39′ W
OrigemAeroporto Salgado FilhoPorto Alegre
DestinoAeroporto de CongonhasSão Paulo
Passageiros180 (19 funcionários da TAM)
Tripulantes7
Mortos199 [2]
Feridos13[3]
Sobreviventesnenhum
Aeronave
ModeloAirbus A320-233
OperadorBrasil TAM Linhas Aéreas
PrefixoPR-MBK
Primeiro voo13 de fevereiro de 1998





voo TAM 3054 era um voo operado pela companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que ligava as cidades de Porto Alegre e São Paulo utilizando uma aeronave de passageiros Airbus A320-233, prefixo PR-MBK[4]. Em 17 de julho de2007, o aparelho ultrapassou o fim da pista 35L do Aeroporto de Congonhasdurante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luís que delimita o aeroporto. Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras doze mortes no solo. O voo 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina por 22 meses, até o Voo Air France 447 em 31 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário