Yolanda Pereira, 100 anos de nossa eterna Miss Universo


Segundo a Wikipédia (verbetes Yolanda Pereira e Miss Universo), o evento - que dava o título de Miss Universo - chamava-se Concurso (ou Desfile) Internacional de Beleza. O atual "Miss Universo" (com esse nome desde 1952) é ainda o maior no gênero e se inspira naquela versão antiga, iniciada em 1926 e interrompida em 1935, em função da depressão nos EUA e pela Segunda Guerra Mundial.

Após cumprir os deveres impostos pelo concurso, Yolanda voltou a Pelotas, e continuou a viver, como ela declarou, "com tanta modéstia quanto permitiu a evidência em que a colocou o concurso".
A casa paterna, em que ela morou enquanto solteira, ainda existe e foi restaurada há alguns meses pelo novo dono, Antônio Carlos Niemczewski. Pai de Yolanda foi o leiloeiro Lydio Pereira, segundo informação do cronista Rubens Amador.

Yolanda faleceu em setembro de 2001, aos 90 anos, no Rio. Cidadã Emérita de Pelotas, um monumento na praça Osório, em forma de coluna grega (esq.), recorda seu nome e sua "beleza grega" (foto tomada hoje, 20 de junho).
Em outubro de 2010, ela faria 100 anos, mas não se preveem novas homenagens. Em 2008, a vereadora Diosma Nunes propôs a denominação de uma rua para Yolanda Pereira (veja nota).
A Bibliotheca Pública Pelotense guarda, como símbolo da história da cidade, as faixas usadas por Yolanda Pereira - a primeira Miss Pelotas, a primeira Miss Rio Grande do Sul, a primeira Miss Brasil e a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo.

O Ponto de Cultura da UCPel, que preserva e digitaliza o acervo de Nelson Nobre e administra o Quiosque, também gera material audiovisual em associação com a TV UCPel. Um dos curta-metragens criados é sobre a primeira Miss Universo brasileira, e nossa eterna Miss Universo (abaixo).
Fotos: F. A. Vidal (3-4) e sítio de Sérgio Souto
Parabéns pelo teu ótimo trabalho sobre a Yolanda Pereira. Posso completar dizendo que aquele canteiro, onde está a coluna grega, chamava-se: ROSEIRAL YOLANDA PEREIRA, e era permanentemente plantado com lindas rosas de várias espécies e cores. Era um recanto que chamava atenção dos turistas que nos visitavam. Era, de toda a praça, no aspecto de jardinagem, o mais bonito lugar.
Depois, com o "progresso"...
Abrs. Rubens Amador
Tenhio procurado acompanhar a trajetória da primeira brasileira eleita Miss Universo, Yolanda Pereira, que muitas vezes esteve em Canoas-RS, cidade onde moro, em visita a um de seus filhos que era, à época, oficial da Aeronáutica e residia na Vila dos Oficiais, conforme contava meu compadre e oficial da Aeronáutica, Manoel Pedro Severo da Silva e relembrado pela filha Jane Maria Raugust da Silva.
Sou jornalista e cronista social há 45 anos; acervista, radialista, historiador, poeta e escritor (com 6 livros já publicados) e guardo um Acervo Fotofonohistoriográfico com cerca de 30 mil fotos, coleções de jornais e revistas, documentos históricos importantes, sendo o maior e mais importante acervo particular de Canoas-RS.
Matéria sobre a Miss Universo Yolanda Pereira também pode ser encotrada no blog "ESPAÇO GÓTICO" (Basta digitar o título do blog via Google).
Abs, e Parabéns!
Uma nota sobre a rua Yolanda Pereira e a casa da família Pereira:
http://pelotascultural.blogspot.com/2010/06/rua-yolanda-pereira.html
Pois como sou historiador e acervista, além de ter sabido que d. Yolanda Pereira e seu marido frequentavam a cidade de Canoas, quando em visita ao seu filho Homero, militar da Aeronáutica, com certeza não só será mais um detalhes, mas um enriquecimento a tudo que respeita a nossa Miss Yolanda Pereira.
Abs, e fico no aguardo do envio (e-mail? la-stampa@ig.com.br ) ou de indicação de blogs ou sites onde possa baixá-los.
Xico Júnior - Jornalista e cronista social há 45 anos, historiador, acervista, escritor com 6 livros já publicados.
Abs, Xico Júnior