ouro Sentado, cujo nome em Lakota: Tatanka Yotanka, se traduz aproximadamente para “O touro ou búfalo que descansa” nasceu entre os Sioux Hunkpapa, ramificação da tribo Lakota, em torno de 1830. Tornou-se chefe em 1856 e foi uma das peças chave na resistência nativa contra o avanço americano nas colinas Black Hills do território Dakota.
Juventude
Touro Sentado foi um jovem precoce, caçando e guerreando desde pequeno: Aos dez havia matado seu primeiro búfalo. Ainda adolescente, foi introduzido nas poderosas sociedades guerreiras “Guerreiro do Coração Forte” e “Devorador Silencioso”.
Tornou-se um guerreiro temido e perigoso, a despeito de seu coxear devido a um ferimento de bala que sofreu quando criança, Touro Sentado era um nome temido entre os Lakota, liderando ainda jovem seu povo em numerosas vitórias contra oturas tribos.
Resistência e guerras
Sua habilidade na guerra não impediu Touro Sentadode tentar a diplomacia e assinar o Tratado do Forte Laramie, de 1868, que impedia o progresso americano dentro do território Sioux a partir do rio Powder. Mas com a descoberta de ouro nas colinas Black Hills em 1874, um novo fluxo de colonos vindos do leste começou a violar o tratado.
Touro Sentado teve uma visão profética: Um oficial militar americano caindo dos céus em uma vila Sioux, sonho interpretado como uma derrota americana. E não muito tempo depois dessa visão, o general americano George Custer e sua sétima cavalaria lançaram um ataque a uma vila nativa, mas foram dizimados por forças unidas dos Sioux e Cheyenne.
Rapidamente a fúria dos americanos voltou-se para Touro Sentado e seu povo, e foram forçados a fugir para o Canadá, aonde apesar da recepção digna de um grande líder, não conseguiram viver por muito tempo, devido à escassez de recursos. Em 1881 ele liderou seu povo de volta aos Estados Unidos, com um acordo de ser recebido pacificamente e ter recursos mínimos.
Retorno aos Estados Unidos e morte
Após seu retorno aos EUA, Touro Sentado e alguns de seus seguidores juntaram-se ao “Show do oeste selvagem de Buffalo Bill Cody”. Uma grande amizade se desenvolveu entre Cody e o chefe, ainda mais considerando que tinham melhores condições de vida do que em uma reserva.
Algumas tentativas de difamar o chefe ocorreram dizendo que ele amaldiçoava a platéia em sua língua nativa durante os shows, mas isto era improvável dada sua amizade com Bill.
Ao final do século dezenove o movimento do ritual “Ghost Dance” (dança fantasma) que os nativos tentavam realizar em uma tentativa de purificar sua terra da influência estrangeira, novamente criou tensões entre os Sioux e os militares americanos.
Embora Buffalo Bill tenha tentado intermediar uma solução pacífica, não conseguiu impedir o assassinato de Touro Sentado por parte da polícia, em 1890, poucos dias antes do ritual “Ghost Dance” causar o infame incidente do massacre de “Wounded Knee”. O incidente inspirou o livro “Enterrem meu coração na curva do rio” ficando marcado na história americana.
Por Guilherme Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário