RASIL
Martha Rocha no auge da beleza |
Maria Martha Hacker Rocha (Salvador, 19 de setembro de 1936) é uma ex-modelo brasileira, eleita em 1954 a primeira Miss Brasil.
Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.
AS DUAS POLEGADAS
A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia. Segundo Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo".
A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido sofreu um acidente de avião e Martha passou a ser viúva. Voltou ao Brasil com 23 anos e tornou a estar fortemente presente na mídia. Em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima. Residindo durante anos em majestosa cobertura dúplex na Avenida Atlântica, em Copacabana
VIDA APÓS O CONCURSO
Símbolo de beleza do século 20, ela continua linda. Aos 73 anos em 2009, ganhou lugar na Calçada da Fama de Ipanema. |
Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.
Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.
Martha Rocha Miss Brasil em 1954 |
Marta Rocha Miss Brasil 1954 Em 2009 |
LIGAÇÕES EXTERNAS
- Página pessoal de Martha Rocha
- Fotos e capas de revistas com Martha Rocha
- Página oficial do Miss Brasil
A miss que virou torta... |
Um clássico - A famosaTorta Marta Rocha
A miss que dá o nome a receita, dispensa comentários... Dona Dair da Costa Terzado, proprietária da Confeitaria das Famílias, homenageou o marido (Jesus Alvarez Terzado) e também em homenagem a miss criou a torta Marta Rocha que é uma massa de pão-de-ló branca e preta recheada com creme de ovos, nozes e coberta com suspiros. Para quem não sabe a miss Marta Rocha era bem branquinha, com os olhos azuis e os cabelos cacheados. Dona Dair então inspirou-se nessa imagem para fazer um dos maiores hits gastronômicos das festas de 15 anos e aniversários aqui da região Sul e parte do Sudeste.
A Confeitaria das Famílias fica bem no centro da Rua XV de Novembro, o calçadão da XV em Curitiba, ela fica no número 374 da rua XV e foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1945 pelo espanhol Jesus Alvarez Terzado. O ponto alto da casa são os doces e não preciso dizer que há anos não há quem supere a maravilhosa torta Marta Rocha da Dona Dair.
|
Gente o mais legal disto tudo é que eu tenho frequentado esta confeitaria para tomar os meus habituais cafés... e nem sabia deste detalhe histórico. De fato as tortas, os salgados, os docinhos em geral, são muitooo deliciosos! Experimentem também o pão caseiro fresquinho, este é excelente! Eu costumo comprar e ainda levar as guloseimas pra casa. (Kelly Cristiane) |
Fontes de pesquisa:
http://jhomundomiss.blogspot.com.br/2010/11/mundo-miss-presta-homenagens-eterna.html
http://docedesignsp.blogspot.com.br/2010/07/um-classico-by-doce-design-torta-marta.html
http://temperomental.com/2009/05/17/a-miss-que-virou-torta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!