O gari mais famoso do mundo
Foi graças ao Carnaval, à sua vassoura e ao belo sorriso, que o gari Renato Luiz Conceição ficou famoso no mundo inteiro sob o pseudônimo de Renato Sorriso. Figura carimbada do sambódromo, o gari que dá expediente em uma praça tijucana, começou a chamar a atenção no Carnaval de 1997, quando limpava sambando em belo estilo pela Marquês de Sapucaí.
O seu requebrado o catapultou ao sucesso, e Renato já foi até destaque de carro alegórico no desfile da Mangueira. Já conheceu a Europa, em shows ao lado de Elza Soares, Jair Rodrigues e Alaíde Costa, participou da novela “America”, de Gloria Perez, e atuou em comerciais ao lado de Gisele Bündchen e, mais recentemente, de Zeca Pagodinho. Não bastasse, também costuma ser contratado para palestras motivacionais em grandes empresas, onde discorre, de improviso, sobre a sua filosofia de vida.
“Falo sobre crescer, fazer a diferença numa empresa”, diz Renato, instalado, como diz, em seu “escritório”, um banco na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, zona norte do Rio. “Acho bacana o que eu faço. Acho bonito ser responsável por uma área, por uma rua. Os moradores confiam em mim, me valorizam muito”, diz. “Só peço uma coisa: se um dia eu errar, não venha me dar uma bronca, venha me explicar como é o certo. Porque eu faço com coração”.
Em particular, Renato agradece o público que assiste o carnaval do Setor 1, onde os ingressos são mais baratos. Foi lá que ele alcançou a notoriedade. Na primeira vez em que dançou na avenida com a sua vassoura, foi advertido, ainda na pista, por um funcionário da Comlurb. Ao perceber o que ocorria, o público no Setor 1 vaiou. Até que Sorriso foi autorizado a se divertir – e divertir o povo – na avenida.
Aos 47 anos, casado e com três filhos, Renato pretende agora concluir o Ensino Médio e se dedicar a escrever seu primeiro livro, que contará sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário