quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

INDIO MOICANOS


Os moicanos (em inglêsmahican ou mohican) são um povo indígena dos Estados Unidos da América que vivia em torno do vale do rio Hudson (principalmente na região da atual cidade de Albany, no estado de Nova Iorque), na época de seu primeiro contato com oseuropeus, em 1609. Eles se chamavam a si próprios muh-he-con-neok, termo que significa "povo das águas que nunca param". Eles falavam a língua moicana, hoje extinta, que pertencia ao subgrupo das línguas algonquinas orientais.
Nos séculos seguintes, tensões surgiram entre os moicanos e os mohawks, assim como com os europeus, fazendo com que os moicanos migrassem mais para o leste. Muitos estabeleceram-se no que eventualmente viria a ser a cidade de Stockbridge, no estado deMassachusetts. Por essa razão, esse grupo também é conhecido como os índios Stockbridge. Nas décadas de 1820 e 1830, o grupo migrou para o nordeste do estado deWisconsin, onde se uniu ao povo indígena munsee, formando o chamado "grupo de índios moicanos stockbridge-munsee".
"Onde estão hoje os pequot? Onde estão os narragansett, os moicanos, os pokanoket e muitas outras tribos outrora poderosas do nosso povo?"
.
"Meus amigos, estamos neste território há muitos anos. Nunca fomos ao território do Pai Grande incomodá-lo. Foi o seu povo que veio ao nosso território incomodar-nos, fazer muitas coisas más e ensinar o nosso povo a ser mau..."
.
"Há dois anos atrás vim para esta estrada, seguindo o búfalo, para que as minhas mulheres e os meus filhos pudessem ficar com as faces cheias e os corpos aquecidos."
.
"Mas os soldados dispararam contra nós e, desde então, houve um barulho como o de uma tempestade e ficámos sem saber que caminho tomar."
.
"Mas há coisas que vocês me disseram e de que eu não gosto. Não são doces como açúcar, mas amargas como cabaças."
.
"Disseram que desejavam colocar-nos numa reserva, construir-nos casas e fazer-nos tendas para curar. Não quero nada disso."
.
"A nossa vontade era viver aqui, na nossa terra, pacificamente, e fazer o possível pelo bem-estar e prosperidade do nosso povo. Mas o Pai Grande encheu-a de soldados que só pensavam na nossa morte."
.
"Esta guerra não nasceu aqui, na nossa terra. Esta guerra foi trazida até nós pelos filhos do Pai Grande, que vieram tomar a nossa terra sem perguntarem o preço, e que, aqui, fizeram muitas coisas más. O Pai Grande e os seus filhos culpam-nos por estes problemas..."
.

"Será que o homem branco se tornou uma criança, que mata sem se importar, e não come o que matou? Quando os homens vermelhos matam a caça, é para que possam viver, e não morrer de fome."
.
"Os apaches não têm ninguém para contar a sua história."
.
"O meu povo nunca usou um arco ou disparou uma arma de fogo contra os brancos. Houve problemas na fronteira entre nós, e os meus jovens dançaram a dança da guerra. Mas não fomos nós que começámos."
.
"Mas, desde que eles vieram e acabaram com as nossas tendas, cavalos e tudo o mais, é difícil para mim acreditar ainda neles".
.
"Esses soldados cortam a minha madeira, matam o meu búfalo e, quando vejo isso, o meu coração parece partir-se. Fico triste..."
.

"Gosto de vaguear pelas pradarias. Nelas sinto-me livre e feliz".
.
.
(Fotos de Curtis, obtidas nos inícios do século XX).
(Citações do livro "Enterrem meu Coração na Curva do Rio", de Dee Alexander Brown - Centro do Livro Brasileiro - Edições Melhoramentos - Brasil - 1973).
.

Sem comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário