O mundo da Máquina Fotográfica - História - Progresso e Retratos
Foi Sir John Herschel, cientista e amigo de Talbot, que sugeriu o uso de diversos processos químicos , inclusive o do hipossulfito como agente fixador . Cunhou a palavra Fotografia ( 1839 ) e introduziu os termos ¨Positivo ¨e¨ Negativo¨ na nomenclatura referente ao calótipo. Outro revolucionário foi Frederick Scott Archer, o inventor do processo de colódio úmido (1851) responsável por tornar obsoletos tanto os calótipos quantos os talbótipos , mas Sir James Clerk - Maxwell físico escocês e o primeiro a demonstrar o princípio da combinação das cores, em 1861.
A Evolução da Máquina Fotográfica
O aperfeiçoamento da máquina fotográfica caracteriza - se por sua crescente sofisticação e tamanho sempre mais reduzido. Embora o plástico desempenhe hoje um papel de importância na fabricação das câmaras, todas as armações de tamanho grande já haviam sido superadas quando o modelo Leica surgiu pela primeira vez, em 1913. A exceção mais digna de nota é a máquina reflex mono-objetiva ( SLR ) de negativos de 35 mm, cuja fabricação foi iniciada na década de 1930.
Construída por André Giroux, a primeira câmara para daguerreótipos a ser comercializada compunha - se de dois estojos que se encaixavam, um dentro do outro , para focalizar a objetiva na tela de vidro despolido, atrás . Um simples disco de metal na frente da objetiva era o obturador. A lente tinha uma distância focal de 38 cm e uma abertura útil de f14.
A Evolução da Máquina Fotográfica
O aperfeiçoamento da máquina fotográfica caracteriza - se por sua crescente sofisticação e tamanho sempre mais reduzido. Embora o plástico desempenhe hoje um papel de importância na fabricação das câmaras, todas as armações de tamanho grande já haviam sido superadas quando o modelo Leica surgiu pela primeira vez, em 1913. A exceção mais digna de nota é a máquina reflex mono-objetiva ( SLR ) de negativos de 35 mm, cuja fabricação foi iniciada na década de 1930.
Construída por André Giroux, a primeira câmara para daguerreótipos a ser comercializada compunha - se de dois estojos que se encaixavam, um dentro do outro , para focalizar a objetiva na tela de vidro despolido, atrás . Um simples disco de metal na frente da objetiva era o obturador. A lente tinha uma distância focal de 38 cm e uma abertura útil de f14.
Usada por Talbot por volta de 1840 para produzir alguns de seus primeiros negativos, esta máquina possuía uma simples objetiva de microscópio e armação ajustável. O irifício de focalização podia ser fechado com uma rolha; o papel sensível ficava preso á superfície interna atrás da caixa.
A partir de 1851, as câmaras para chapas úmidas substituiram rapidamente os processos de daguerreotipa e calotipia, porém a invenção da gelatina, por sua vez, não tardou a fazer da chapa seca o elemento predominante na fotografia.
Lançada em 1888, a Kodak de George Eastman permitia que se fizessem cem exposições em um filme em rolo. Qualquer objeto situado a uma distância superior a 1,2 m encontrava - se automaticamente em foco. Para processar o filme era necessário enviar a máquina de volta á fábrica. A Brownie , vendida por 1 dólar, ou 5 xelins , finalmente tornou a fotografia acessível ao grande público, em 1900.
A Leica, lançada no mercado em 1925, foi a primeira máquina fotográfica miniaturizada de precisão. Graças a seu obturador de plano focal e transportador de filme acoplado, preparou o terreno para a revolução ocorrida no sistema de fotografia de 35 mm. Ela continua a ser a melhor máquina de 35 mm não - reflex.
A Era dos Retratos - a possibilidade de tirar retratos fiéis, com rapidez e poucos gastos, foi o segredo da pronta popularização da fotografia e, em especial, dos processos do daguerreótipo e das chapas molhadas. Em 1849, o poeta francês Charles Baudelaire deplorava ¨nossa sociedade sórdida, pois induz os Narcisos á uma exultação unânime sobre suas imagens banais, gravadas sobre um pedaço de metal¨. Não obstante, posou para um retrato, tirado por Ètienne Carjat . Outros satirizavam o fotógrafo e seus métodos. Por volta de 1850, havia 71 galerias de retratos em Nova York, e um número quase equivalente em Londres.
Gaspar Félix Tournachon, ou Nadar, ex- caricaturista e escritor, enteressou - se pela fotografia em 1853 e, além de retratar praticamente todaes as personalidades ilustres de París ( inclusive sarah Bernhardt ) foi também pioneiro em diversos campos. Encontrava - se entre os primeiros dos muitos que fizeram experiências com a luz elétrica na fotografia , foi o primeiro a tirar fotos subterrâneas das catatumbas de París em 1861 e a promover uma entrevista fotográfica , para a qual convidou o químico centenário M.E. Chevreul, em 1886. Foi no estúdio de Nadar que os pintores impressionistas pela primeira vez expuseram suas obras. Era sem dúvida o mais famoso de todos os fotógrafos de retratos em atividades durante a época em que essa moda teve seu auge ( 1845 - 90 ). Uma de suas façanhas foi ser o primeiro a fotografar de um balão. As interpretações da proeza, feita pela imprensa europeia.
Foi em 1854, André Disderi patenteou um sistema para tirar diversos retratos, até dez, em uma única chapa. A Carte - de -Visite, já um excelente negócio , transformou - se em verdadeira mania a partir de 1859, quando Napoleão III, ao conduzir suas tropas para fora de París a fim de lutar contra os austríacos, deteve - se á porta do estúdio de Disderi, pois desejava um retrato múltiplo. No auge dessa moda as cartes das celebridades vendiam - se aos milhares. Disderi abriu filiais em Madri e Londres, mas morreu cego, surdo e na miséria, em 1890 .
Ponto de Vista e Composição
A capacidade para selecionar e dispor os elementos de uma fotografia depende em grande parte do ponto de vista do fotَgrafo. Na verdade, o lugar onde ele decide se colocar para bater uma foto constitui uma de suas decisُes mais críticas.
A composição nada mais é do que a arte de dispor os elemento do tema - forma, linhas, tons e cores- de maneira organizada e agradável. É sempre aconselhável começar com um único objeto, de preferência aquele ao qual se pretende conferir maior destaque, e então acrescentar os outros, um e um , afastando-se deles a cada vez, a fim de analisar as relações existentes entre eles. Nesse exercício, não é sequer necessário fotografar os objetos, basta apenas estudar os efeitos com um visor de cartolina e as menores mudanças podem ter conseqüências surpreendentes na estrutura e equilíbrio de uma fotografia.
Luz, forma e tom
A maioria dos objetos de uso diلrio pode ser identificada apenas pelo seu contorno.
A luz é indispensável à fotografia. A luz, a sombra e as altas-luzes, e é isso o que revela a forma espacial, o tom, a textura e o desenho.
Qualidade e direção da luz
A forma espacial afetada pela qualidade e direção da luz é o termo empregado para definirem a natureza da fonte emissora de luz: ela deve ser suave, produzindo sombras tênus, em bordas pouco marcadas.
A direção da luz é igualmente importante para a forma espacial.
Luz e Textura
A textura e a forma espacial estão intimamente relacionadas, entendendo-se como textura a forma espacial de uma superfície.
Se uma fonte de luz dirigida e de pouca densidade representa o melhor meio para expor a forma espacial, a textura via regra exige uma fonte de luz mais forte até mais dirigida para ser acentuada. Porém, como também acontece com a forma espacial, quanto mais definida a textura, menor é a intensidade de luz necessária, quanto mais o fotógrafo tornar consciente da distribuição de luz e sombra em seu tema ou modelo, mais apto estará a utilizar a luz para conseguir o máximo de efeitos.
Acrescentando o elemento táctil
A textura deve ser considerada um fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de tato, em termos visuais, conduzindo uma qualidade palpável à forma plana, espacial e cor.
A importância dos desenhos
Em virtude de serem extremamente fotogênicos, os desenhos tornaram-se um chavão fotográfico. Eles jamais devereiam ser utilizados apenas por possuírem interesses, mas sim como parte integrante da fotografia.
Um desenho não é nada além da repetição de uma forma plana, não existindo regras para determinarem o uso da luz, com a finalidade específica de tornar os desenhos visíveis.
O Mundo da Máquina Fotográfica - A Histَria da Fotografia
* Os Pioneiros
Joseph Nicéphore Niepce foi a primeira pessoa do mundo a tirar uma fotografia, em 1826, mas seu processo heliográfico era inadequado para as reproduções comuns. Os artistas utilizaram a câmara escura - tipo caixão, portátil e reflex durante 150 anos , antes do advento da fotografia. Depois de Joseph, Louis J. Mandé Daguerre um talentoso tanto como pintor de paisagens quantos como desenhista de cenários para peças de teatro, além de astuto empresário, Daguerre alcançou fama em 1822 com a encenação do diorama, em Paris, um espetáculo multicor onde combinava vistas panorâmicas e efeitos variáveis de luz e primeiros planos.
Embora tivesse se associado a Joseph em 1829, foi só em 1835, dois anos após a morte deste último, que Daguerre fez a descoberta graças á qual se firmaria como praticamente o único inventor da fotografia prática.
Dois anos antes, Daguerre guardara, displicentemente, uma chapa sensibilizada com iodeto de prata em um armário, e ao abri-lo, no dia seguinte , encontrara uma imagem revelada. Segundo a lenda criada, o então misterioso agente revelador - o valor de mercúrio seria proveniente de um termômentro quebrado.
Daguerre não tardou a chamar a atenção dos grupos elegantes da sociedade francesa, com fotografias como Tulherias. Em certo sentido , a revolução fotográfica teve início no dia 19 de agosto de 1839, quando a nova técnica e imagens como essa foram apresentadas aos membros da Academia de Ciências e da Academia de Belas - Artes. Poucas semanas depois, os vendedores de instrumentos de óptica eram assediados por pedidos de equipamentos.
A febre da fotografia começou quando uma caricatura francesa satirizava a nova mania. Em meados de outubro de 1839, os daguerreótipos eram vendidos em sete países da Europa e nos EUA, e, no final de1840, o manual de autoria de Daguerre era vendido em oito línguas Em março daquele mesmo ano, Alexander Walcott abriu ao público o primeiro estúdio de retratos em Nova York, no que não tardou a ser imitado por Richard Beard, em Londres 1841. Apesar de tudo, aquela invenção ainda era imperfeita , sendo capaz de proporcionar apenas um positivo simples, uma fotografia .
O calótipo tirado em 1845 , tendo como tema o estúdio fotográfico de Talbot, em Reading, Berkshire. Esse processo era utilizado principalmente por amadores que se dedicavam á reprodução de paisagens, mas, na Escócia, David Octavius Hill e Robert Adamson associaram - se para criar uma série notável de fotografias, na qual se incluía Os Jovens McCandlish ( 1846 ).
O primeiro negativo surgiu por volta de 1835, Talbot já abtivera seus primeiros negativos, sendo o exemplo mais antigo a janela de rótula de sua casa, situada em Lacock Abbey, em Wiltshire. Porém , passaram - se ainda cinco anos até que ele começasse a usar iodeto de prata e percebesse que os tempos de exposição poderiam ser drasticamente reduzidos para menos de 1 min, se tentasse registrar uma imagem latente, revelando - a depois de algum tempo. Ele na verdade revelou e copiou seu primeiro calótipo (mais tarde, talbótipo) no dia 23 de setembro de 1840, e revelou o desenvolvimento de seu trabalho em um livro estupendo , chamado The Pencil Of Nature ( 1844 ).
William Henry Fox Talbot , cientista , poliglota , viajante e ex - membro do Parlamento , Talbot deu início a suas pesquisas em 1833 , em busca de uma imagem fotografica inalterável. Poucos meses depois, já obtinha negativos minúsculos após uma exposição de 30 min em máquinas fotográficas de fabricação local, designadas por sua esposa como ¨Ratoeiras¨. Contudo, foi só no final de 1840, depois do triunfo de Daguerre, que ele passou a fazer processos palpáveis e inventou o primeiro processo prático para á produção de um número indeterminado de cópias a partir do negativo original .
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