sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O TARZAN


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

E lá se vai o último integrante da bela família

Jane, Tarzan, Boy e Chita
Veja ilustre internauta que bela família tendes ao alto; pois saiba: toda ela morreu.

Pouco se me dá qual é a sua idade; mas se os seus cabelos já estão tingidos pela neve do tempo, com certeza um dia Você vibrou com o Tarzan, emitiu aquele grito tradicional; brincou como se fosse o homem macaco no quintal de sua casa e sentiu-se, pelo menos um pouquinho, apaixonado pela bela e sensual Jane.

O último membro da ilustre família, que morreu no último dia 24, foi o chimpanzé Chita, aos 80 anos de idade.

A primeira história de 1912
Tarzan foi uma criação do escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs. Sua primeira história foi publicada em revista no ano 1912 e dois anos depois saiu em formato de livro.

Foi um caso de sucesso imediato. Foram várias as publicações em formato de revistas em quadrinho, de livros e de filmes.

A lenda Você conhece bem: um casal de ingleses desembarca na selva africana após um motim. Com a morte do casal, o filho é criado por macacos. Ele recebe o nome de Tarzan que na linguagem dos macacos significa “Pele Branca”.

O primeiro filme foi rodado em 1919 e o primeiro Tarzan foi Elmo Lincon também herói do segundo filme, em 1921.

O mais famoso de todos os Tarzans foi Johnnh Weismuller, um ex-nadador olímpico, ganhador de cinco medalhas de ouro nas olimpíadas de 1924 e 1928.

Em 1934 ele fez o primeiro de 12 filmes imortalizando a lendária figura de Tarzan, o Homem Macaco ou o Rei das Selvas.

O jovem Jonnhy Weismuller
Como foi criado pelos macacos, Tarzan falava pouco, o que facilitou em muito a atuação do ator Johnny Weismuller.

A célebre frase “Me Tarzan, you Jane” jamais foi dita. No tal diálogo, o ator simplesmente aponta para si mesmo e diz “Tarzan”, faz uma pausa e aponta para Jane e diz: “Jane”.

Johnny Weismuller, romeno de nascimento (chegou aos Estados unidos com sete meses de vida), nasceu em 1904 e morreu em 1984 na cidade de Acapulco, no México.

Em 1932 Tarzan ganhou a companhia de Jane, a atriz Maurrem O’Sullivan que tinha 21 anos de idade. A beleza e o short curto chamaram atenção do mundo. Nos filmes seguintes, ela teve que usar um short um pouco mais cumprido (o que aconteceu também com Tarzan), já que a censura considerou suas roupas indecentes.

Maurren fez ainda mais cinco filmes e depois desistiu do papel para não ficar marcada pelo personagem. Abandonou o cinema na década de 40 para cuidar do marido que estava doente e dos sete filhos do casal, entre eles, a atriz Mia Farrow.

A espetacular Jane morreu nos Estados Unidos, em 1998, aos 87 anos de idade.

Na ficção da selva, o casal teve um filho que Tarzan chamava apenas de Boy. Ele foi interpretado por Johnny Sheffield, a partir do filme “O Filho de Tarzan”, em 1939. Por força também da censura, o garoto foi apresentado como adotado, já que Tarzan e Jane não eram casados.

Johnny Sheffield, que nasceu em 1931 e morreu em 2010, fez seu primeiro filme como Boy em 1939 e o último filme em 1947 quando passou a atura na série “Bomba, o Filho das Selvas” até 1945.

Johnny Weismuller, o mais carismático Tarzan, deixou o papel que o tornou famoso em 1948. Fora de forma e já com considerável barriga, virou o herói da série “Jim das Selvas”, que teve 26 episódios até 1955.

Chita fazendo a arte de que tanto gostava
O chimpanzé Cheetah participou de 12 filmes entre as décadas de 1930 e 40. A pronúncia de seu nome ditou a escrita nas línguas latinas: Chita. Ao contrário do que todo mundo achava, tratava-se de um macho e não de uma fêmea.

Na chamada vida real, Chita era aquilo mesmo que se via nos filmes de Tarzan: alegre, brincalhona, sempre pronta para fazer as pessoas rirem. Um detalhe que não apareceu nos filmes: Chita gostava de pintar quadros com os dedos.

Após Johnny Weismuller encerrar a carreira, Tarzan foi vivido por outros atores, entre eles Alex Backer e Gordon Scott sem alcançar o mesmo sucesso.

Um detalhe interessante: o famoso e tradicional grito de Tarzan não era da voz natural de Johnny Weismuller, mas sim criativa mixagem dos sons de um barítono e de uma soprano.

3 comentários:

Às 28 de dezembro de 2011 14:57 Anonymous Anônimo disse...
MMarinho.
Você é uma enciclopédia!
Moura.
Às 29 de dezembro de 2011 10:46 Anonymous Anônimo disse...
Sua bela narrativa a respeito da família TARZAN trouxe-me lembranças maravilhosas das matinés do velho Cine Osasco, na Rua da Estação.
Abraço, amigo
Guaçu Piteri
Às 31 de dezembro de 2011 08:29 Anonymous Anônimo disse...
Marinho, amigo:
É, morreu Chita (não sabia que os chimpanzés viviam 80 anos... Fiz há pouco 70).
Mas, indo embora mais de um de meus sonhos de infância e adolescência (li quase tudo de Edgar Rice Burroughs e vi os filmes de Tarzan/Weissmuller/Lex Barker), quero agora lhe dizer só duas coisas:
1ª: Vivendo uns estranhos momentos de ausência/depressão, que atravesso (um dos motivos pode ter sido a chegada ao setentenário), nem ao menos lhe respondi sobre a minha falta ao almoço do JT; mordi-me de remorsos ao ver as fotos que você me enviou. Peço-lhe mais uma vez perdão. Compreenda os velhos, meu jovem...
2ª: Começa novo calendário, e aproveito para lhe desejar, pessoalmente, à família inteira e também ao seu blogue, sucesso ainda mais esplendente do que o alcançado ao longo de 2011.
Um abraço carinhoso.
Toinho Portela

postar um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário