segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Foto de Adolf Hitler e Joseph Goebbels


Foto de Adolf Hitler e Joseph Goebbels

Foto de Adolf Hitler e Joseph Goebbels, juntamente com Dino Alfieri, fascista, na Exposição de Arte na Haus der Deutschen Kunst, 1939.
O discurso do Führer era claro sobre sua intenção da elevação não só da cultura alemã, como também da proteção cultural contra temas que massificavam-na, como "arte moderna".

"[...] Não existe hoje uma arte alemã, francesa, japonesa ou chinesa, mas pura e simplesmente a 'arte moderna'.
[...]
A arte não se fundamenta no tempo, mas nos povos. A arte não pode ser uma moda. [...] Cubismo, dadaísmo, futurismo, impressionismo, etc. nada tem a ver com nosso povo alemão. Mas com a inauguração desta exposição começa o fim da idiotice na arte alemã e o fim da destruição da sua cultura.[...]" (Hitler apud Chipp, 1996: 481-9).

Assim, no dia 18 de julho de 1937, a Casa de Arte Alemã e a Grande Exposição de Arte Alemã foram inauguradas, visando a instauração de uma arte puramente nacional, desapegada de aspectos internacionalistas de obras de "vanguarda".
Na foto em questão, Hitler aparece com Goebbels e Alfieri na Exposição de Arte ocorrida em 16 de julho de 1939, no dia da "Arte Alemã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário