segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Erwin Rommel

 Erwin Rommel
Morre a Raposa do Deserto: Após alta traição a Hitler, o Marechal-de-Campo Erwin Rommel envenena-se.

Herói de infantaria durante a Primeira Guerra Mundial por incríveis feitos contra os italianos. Na Segunda foi o comandante da "Divisão Fantasma" na Invasão da França, a "Raposa do Deserto" no legendário Afrika Korps, "O Libertador" entre árabes e africanos e o responsável final pelas defesas da "Muralha do Atlântico". Também foi o soldado preferido do Führer e mistificado pelas mídias nacional e estrangeira. E, mesmo tendo conspirando contra o líder do III Reich, teve seu funeral de mártir com pompa e honrarias. [ver vídeo]

De soldado exemplar da futura Germânia a um dos conspiradores envoltos no atentado contra Hitler (embora não desejasse a morte deste). No início de 1943, o mais jovem Marechal de Campo alemão começou a duvidar da capacidade do Führer em gerenciar a guerra (opinião majoritária entre o generalato alemão). Desanimou-se por completo ao não mais receber suprimentos para o Afrika Korps e resignou-se acatar a constante política de Hitler de "lutar até o último homem", fornecendo sua influência ao complô contra o ditador.

Em 20 de junho de 1944 o atentado contra Hitler é posto em prática e falha. A devassa realizada pela Gestapo e as SS é implacável, fuzilando sumariamente os conspiradores. A Rommel, por seu prestígio diante do povo alemão e das forças armadas, são oferecidas duas hipóteses: a primeira, Rommel enfrentaria um julgamento ordinário onde a morte era certa e a sua família poderia sofrer pesadas sanções; a segunda seria a morte por envenenamento com direito a um funeral com as devidas honrarias militares de um grande soldado. O Marechal escolheu a segunda.

Vídeo do funeral: http://www.youtube.com/watch?v=J3__l4TlTZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário