História de Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi um grande escritor brasileiro que nasceu em Taubaté estado de São Paulo no dia 18 de abril de 1882, e tendo sido alfabetizado pela mãe, despertou rapidamente o interesse pela leitura, aproveitando para ler todos os livros infantis que seu avô mantinha na biblioteca.
Concluiu o estudo secundário em Taubaté e depois disso estudou no instituto de Ciências e Letras de São Paulo para em 1904 entrar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Quando se formou, seu discurso foi tão agressivo que muitos professores, padres e bispos se viram obrigados a sair da sala, depois disso foi promotor na cidade de Areias, no ano de 1907.
Mais tarde em 1917 publica no jornal o Estado de São Paulo, um artigo que se intitulava Paranoia ou Mistificação, onde faz grandes críticas a exposição de Anita Mafatti, uma pintora paulista, o que se transformou em um grande estopim do movimento modernista.
Como escritor, Monteiro Lobato escreveu muitos contos, retratando os vilarejos decadentes e a população do Vale do Parnaíba, quando aconteceu a crise do plantio do café.
Entre suas obras podemos citar Narizinho Arrebitado publicado em 1921, um livro infantil muito usado nas escolas. Através deste vieram outros livros interligados, a começar pelo tão famoso Sitio do Pica Pau Amarelo, que tem feito sucesso até os dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário