segunda-feira, 15 de abril de 2013

10 animais absurdamente pequenos


10 animais absurdamente pequenos

Por  em 15.04.2013 as 17:00
Um cavalo com 20 centímetros de altura, macacos que cabem na palma da mão e um polvo que você conseguiria sustentar com a ponta de um dedo… Conheça a seguir 10 animais que provavelmente farão você se sentir gigante:

10. Gato de Munchkin

10
As pernas curtas não impedem esse animal de se mover com rapidez – e, quando precisa enxergar longe, ele consegue ficar sobre duas patas. Seu curioso hábito de roubar e guardar objetos brilhantes lhe rendeu o apelido de “magpie” (“corvo de riacho”). Além disso, o gato de Munchkin é capaz de aprender truques. Começou a ser reconhecido como raça em 2003 – embora isso não seja consenso.

9. Sagui-leãozinho

9
O menor macaco do mundo cresce no máximo até 16 cm de altura e vive na Amazônia. O rabo, usado para manter o equilíbrio, tem 20 cm de comprimento. Esse animal costuma viver em grupos de até 9 indivíduos e, quando a fêmea dá à luz, o macho fica por perto para “ajudar” no parto.

8. Morcego-nariz-de-porco-de-kitti

8
Com cerca de 3,3 cm de altura, esse morcego é, talvez, o menor mamífero conhecido pelo homem. Pode ser encontrado na Tailândia e em Burma, mas, mesmo cerca de 40 anos depois da sua descoberta, pouco se sabe sobre ele – é possível que esteja em risco de extinção, inclusive. Vive em grupos de tamanhos variados (que podem ir de 10 a 500 indivíduos) e, ao contrário de outros morcegos, não usa ecolocalização para evitar obstáculos enquanto se move.

7. Homopus signatus

7
Embora seja grande em comparação a outros animais dessa lista (tem 11 cm de comprimento), essa tartaruga é 16 vezes menor do que a de Galápagos, a maior espécie conhecida – imagine um ser humano 16 vezes menor do que a maior pessoa que você conhece. Costuma viver escondida em rochas (o casco manchado ajuda na camuflagem) e, diferentemente de outras espécies, só bota um ovo por vez.

6. Octopus Wolfi

6
Esse polvo, o menor conhecido pelo homem, cabe na ponta do seu dedo. Descoberto e classificado há 100 anos, ele mede apenas 1,5 cm de largura e pesa cerca de 1 grama. Seu habitat é o Oceano Indo-Pacífico.

5. Leptotyphlops Carlae

5
Um adulto dessa espécie mede, no máximo, 10 cm, e é fino como um “fio de macarrão”. A menor cobra do mundo é encontrada na ilha de Barbados e, da mesma forma que aHomopus signatus, só bota um ovo por vez.

4. Brookesia Micra

4
Descoberto em 2012, esse pequeno camaleão mal passa de 3 cm de comprimento – o que dificulta a vida de quem procura por ele. Durante o dia, se esconde sob as folhas no chão e, à noite, dorme sobre galhos de árvore.

3. Hippocampus Denise

3
De 13 a 90 metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico Oeste, vive esse pequeno (quando adulto, chega a apenas 1,3 cm de altura) cavalo-marinho capaz de se camuflar em corais – o que, somado à sua pequenez, faz dele um animal difícil de localizar.

2. Paedophryne Amauensis

2
Se você achou os outros animais dessa lista pequenos, vai se surpreender: oPaedophryne Amauensis mal chega a 1 cm (mede cerca de 0,8 cm), o que faz dele não apenas o menor sapo conhecido, mas também o menor vertebrado já visto. Vive em florestes de Papua Nova Guiné e emite sons agudos – que, embora não sejam facilmente ouvidos por humanos, ajudam cientistas a encontrá-lo.

1. Einstein, o mini-cavalo

1
Em 2010, na cidade de Nova Hampshire (EUA), nasceu o pequeno Einstein, que parou de crescer ao chegar a 50 cm de altura. Curiosamente, ele não é um “cavalo anão”, apenas um animal muito pequeno. Seus “amigos” são um cavalo chamado Playboy e uma São Bernardo chamada Hanna, ambos consideravelmente maiores do que ele.[Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário