quinta-feira, 30 de maio de 2013

HISTÓRIA DE POODLE MOUTON mascote do Grand Army

Sargento Bourgogne 

HISTÓRIA DE POODLE MOUTON 
mascote do Grand Army




Horace Vernet: O mascote do Grand Army 


A bela história de Mouton poodle 
das Memórias de Sargento Bourgogne
Nós ainda éramos apenas um quarto de légua Wilna quando de repente vimos os cossacos à nossa esquerda, a serra ea planície à nossa direita. Mas eles não ousaram se aventurar a vir ao nosso alcance.
Depois de andar algum tempo, eu conheci o cavalo de um funcionário do trem de artilharia, caído e abandonado. Ele tinha, na parte de trás, uma pele de carneiro schabraque: este foi precisamente o que era necessário para cobrir meus ouvidos pobres, porque ele não teria sido possível ir muito longe, sem expor-me a perder.
Eu tinha na minha bolsa, tesoura do kit, o médico descobriu o cossaco que eu matei em 23 de novembro. Eu queria me colocar para trabalhar para cortar e fazer o que chamamos de abafadores para substituir o rabino cap, mas com a mão direita eo outro entorpecido fortemente congelado, eu não conseguia alcançar o meu objetivo.
Eu já estava desesperada quando um segundo veio, mais alto e mais forte do que eu, era a guarnição de Wilna. Ele cortou com uma faca a cinta que segurava o schabraque, então ele me deu a metade. Até que eu poderia consertá-lo corretamente, eu colocá-lo em sua cabeça e continuou andando.
Duas armas foram ouvidos, então o tiroteio: foi Ney que deixou a cidade pela retaguarda, e estava lutando com os russos.
Aqueles que não poderia lutar não dobrou tanto quanto pudesse, eu queria ser como eles, mas meus pés congelaram e meu mau sapato me impediu, e cólicas, o que me levou a cada momento e me forçaram para me parar, eu sempre achei o último. Eu ouvi atrás de mim um ruído confuso, fiquei impressionado com vários soldados da Confederação do Reno fuga.

Eu pensei que estava perdido 
Eu caí de corpo inteiro na neve e imediatamente, outros me passaram sobre o corpo. Foi com grande dificuldade que eu tenho, porque eu estava sobrecarregado com a dor, mas eu estava acostumado ao sofrimento, eu não digo nada.
Eu vi, não muito longe de mim, a retaguarda, e eu pensei que me perdi, se, infelizmente, ela teve que me passar, mas o oposto aconteceu, porque o delegado o prendeu em uma pequena colina, para dar tempo outros homens pode ser visto mais fora da cidade para se juntar a nós. Marshal tinha com ele, para segurar o inimigo, a cerca de trezentos homens.
Eu vi diante de mim um homem a quem eu reconheci na sua parte superior, para ser um homem do regimento. Ele caminhou fortemente curvado parecia esmagada pelo peso de um fardo que ele carregava sua bolsa e em seus ombros. Fazendo um esforço para se aproximar dele, eu era capaz de ver que a carga era um cachorro e que o homem era um velho sargento do regimento chamado Daubenton, o cão era o cão que era o regimento que eu não reconhecido.
Eu expressei minha surpresa ao vê-lo no comando de um cão, já que ele mesmo tinha dificuldade para arrastar, e sem lhe dar tempo para responder, perguntei-lhe se era para comer, que Neste caso, o cavalo foi melhor:
"Ai de mim! Não, respondeu ele, eu prefiro comer cossaco, você não reconhecer Mouton, que tem os pés congelados e não pode andar?
- É isso mesmo, eu disse, mas o que você faz? "
Enquanto caminhava, Ovelha, a quem eu tinha passado a mão direita enfaixada de costas, levantou a cabeça para olhar para mim e parecia me reconhecer. Daubenton assegurou-me que desde as sete da manhã, e mesmo antes, os russos foram as primeiras casas do bairro onde ficamos, tudo o que restava da guarda, tinha deixado a seis anos, e ele estava certo Mais de doze mil homens do Exército, oficiais e soldados, que não conseguia andar, tinha permanecido em mãos inimigas.

Por devoção ao seu cão 
Para ele, era quase o mesmo destino por devoção ao seu cão, ele viu que seria forçado a desistir na estrada na neve no dia anterior chegamos a Wilna, por vinte e oito graus, ele teve as pernas congeladas e esta manhã, vendo que ele não conseguia andar, ele resolveu abandoná-lo sem perceber, mas este pobre ovelha suspeitava que ele queria sair sem ele, quando ele começou a gritar para que, no final, ele decidiu deixá-lo ir.
Mas assim que ele passou dez passos na rua, ele percebeu que seu pobre cachorro caiu a cada momento sobre o nariz quando ele foi feito para anexar ao ombro e seu saco, e foi Desta forma, ele se juntou Ney, que era a retaguarda com um punhado de homens.
Enquanto caminhava, nos encontramos presos por uma caixa de derrubada que bloqueou parte do caminho: foi aberto, que continha sacos de lona, ​​mas vazio. Esta caixa foi, provavelmente, de Wilna o dia ou no período da manhã, e tinha sido roubado no caminho, porque ele havia sido acusado de biscoitos e farinha. Propus Daubenton nos parar por um momento como um alto cólon veio até mim, ele consentiu prontamente, mais ele queria se livrar definitivamente dos carneiros de uma forma ou de outra.
Só nós tivemos que colocar-nos em nossa vontade, como vimos, por trás de uma ravina, um pelotão de trinta jovens hessianos que faziam parte da guarnição de Wilna e se foram desde a ponta do dia. Eles esperaram Ney. Eram 30 pés na frente e no lado direito da estrada.

Cuidado com os cossacos 
Ao mesmo tempo, vimos à nossa esquerda, um outro pelotão de cavalaria, de vinte em número, aproximadamente, um oficial no comando. Imediatamente, reconheceu-os para os russos, que eram cuirassiers armadura negra em roupas brancas, eles foram acompanhados por vários cossacos espalhadas aqui e ali, eles caminharam de forma a cortar a retirada dos hessianos, e nós e uma multidão infeliz de outros que vieram para vê-los e retrograded para se juntar à retaguarda gritando "Cuidado cossacos"
O hessianos, comandada por dois oficiais, e que provavelmente tinha visto os russos antes que fosse dada a oportunidade de se defender. Para enfrentá-los, eles fizeram uma esquerda meio de conversão, mantendo-se a pequena colina fulcro que cobriu para trás.
Nesse tempo, vimos um granadeiro da linha, saudável e determinada, passamos por e ir correndo para classificar entre os hessianos. Estávamos prestes a fazer o mesmo, mas por agora, a minha posição permitiu-me que não.
Por outro lado, Daubenton que Mouton envergonhado, quis, acima de tudo, colocá-lo na caixa, mas não eûmes tempo que os pilotos vieram a galope em direção ao hessianos: lá, eles pararam servindo para que deponham as armas.
Uma arma era a resposta, foi a do granadeiro francês, que foi, ao mesmo tempo, seguido por uma descarga geral da hessianos.
Neste detonação, pensávamos que viu a queda da metade dos pilotos, mas, surpreendentemente, não uma só, eo oficial, que estava à frente, e que deveria ter sido pulverizada, não parece ter nada. Seu cavalo era apenas um salto para o lado. Recuperando-se de imediato e voltando-se para a sua família, que caiu sobre a hessianos, e dentro de dois minutos eles foram derrubados e cortou. Muitos fugiram, enquanto os pilotos começaram a persegui-los.

Ele quer se livrar dos carneiros 
Ao mesmo tempo, Daubenton, querendo se livrar de Sheep, gritou por socorro, mas três pilotos foram com ele em busca de hessianos. Logo para ser capaz de defender a si mesmo, ele queria se aposentar na caixa quando eu estava em uma posição triste, cólicas e frio, mas ele não tem tempo, porque um dos três pilotos vieram de virar e carregar.
Ele teve a sorte de ver o tempo e Defesa, mas não tão vantajosa quanto ele queria, porque Mouton, latir como um cão depois de um bom cavaleiro, prejudicado em seus movimentos.
Se não tivesse sido ligado às cintas de sua bolsa, ele poderia aliviar-se por aquilo que chamou de "um saco de pancada", mas para isso, ele teria que débarrassât sua bolsa que foi anexado, eo piloto, que girava em torno dele, não deixe ele diminuir.
Enquanto isso, apesar de morrer de frio, eu me ajustei um pouco e eu tinha arranjado a minha mão direita para que eu possa usar para fazer uso de minha arma, tanto quanto possível, por assim dizer, com mais força para me apoiar.
O piloto sempre girava em torno de Daubenton, mas à distância, temendo o tiro. Vendo que nenhum de nós estava em uso, pode-se pensar que estávamos sem pó, enquanto andava em Daubenton e estendeu-lhe uma espada que ele aparou com o cano de sua arma. Ele foi imediatamente para a direita e ele apontou um segundo golpe no ombro esquerdo, que atingiu a cabeça Mouton. O pobre cão mudou de tom, ele não latir, ele gritou em uma maneira de quebrar o coração.

Pernas feridas congelado 
Apesar de ferido e ter as pernas congeladas, ele pulou nas costas de seu mestre para correr atrás do piloto, mas como ela foi instalada na correia da bolsa, ele deixou cair o titular na lateral. Eu pensei que tivesse perdido Daubenton.
Arrastei-me de joelhos, cerca de dois passos à frente, e eu ajustei minha ligação em ponte, mas o início de minha arma não queimar, por isso o piloto, lançando um grito selvagem, correu em cima de mim, mas eu teve tempo de ir na caixa, que estava em seu lado esquerdo, apresentando-o com a baioneta.
Vendo que ele não podia fazer nada contra mim, voltou a Daubenton que não podia sequer levantar-se por causa do Mouton puxou de lado gritando e latindo para o ciclista. Daubenton foi arrastado contra os eixos da caixa, de modo que seu adversário não poderia, com seu cavalo, chegar o mais perto. Ele foi colocado na frente da espada levantada, como a divisão em dois, e parecendo zombar dele.
Daubenton, embora meio morto de frio e de fome, e apesar de seu rosto magro, pálido e enegrecidos pelo fogo acampamentos ainda parecia cheio de energia, mas um olhar estranho e ao mesmo tempo cômico, por causa da cão diabo que sempre puxou de lado por latir.
Seus olhos estavam brilhantes, com a boca espumando de raiva vendo obrigado a um adversário, o que em outras circunstâncias não teria ousado levar um minuto antes dele. Para saciar a sede que devora, eu vejo pegar a mão cheia de neve, trazê-lo à boca e recuperar imediatamente sua arma por soar como exercício: é ele que, por sua vez, ameaça o inimigo.

Ferido, desarmado 
Os gritos e gestos do cossaco, era fácil ver que ele não era como espíritos frios e água não perdê-los, eles pareciam ter bebido muito, e nós vimo-lo ir ferro, castings, com alguns homens que não poderia voltar a cair do lado que estava chegando na parte traseira, jogá-los na neve eo atropelo de seus cavalos, porque quase todos estavam desarmados, ferido ou nas mãos e pés congelados. Outros, mais válido, e alguns hessianos escapou a primeira carga, foram colocados em posições de resistir a um momento, mas que não podia durar, que era de alívio ou sucumbir.
Rider que meu velho amigo estava lidando passou o balde, a espada ainda erguida quando Daubenton clamou com grande voz, dizendo: "Não tenha medo, não se movem, eu vou terminar! "Assim que ele disse essas palavras, o tiro foi disparado e ele estava mais feliz do que eu.

Em frente! A baioneta! 
O navio de guerra é atingido por uma bala entrando debaixo da axila direita e sai à esquerda. Ele joga um grito selvagem, fez um movimento convulsivo, e, ao mesmo tempo, sua espada cair ao longo do braço que o segurava. Então, jogando rios de sangue da boca, o corpo inclinado para a frente sobre a cabeça de seu cavalo, ouvimos atrás de nós um barulho alto, então grita:
"Forward! A baioneta! "
Assim que eu sair da minha caixa, eu olhei na direção de onde vinham os gritos e viu o marechal Ney, uma arma na mão, que decorreu na cabeça de parte da retaguarda.
Os russos, vendo, começam a fugir em todas as direções, aqueles que flui do lado direito da planície, há um grande fosso cheio de gelo e neve que impede a cruz, há vários pia com seus cavalos, outros estão no meio da estrada, sem saber para onde ir. A retaguarda apreendeu vários cavalos e cavaleiros marcharam a pé entre eles para depois abandoná-los, porque o que poderíamos fazer? Não podíamos já self-drive.
Eu nunca vou esquecer o olhar imponente Marshal tinha nesta ocasião, sua atitude ameaçadora olhando para o inimigo, e com a confiança que ele inspirou o infeliz doentes e feridos em torno dele. Foi nesse momento, como os heróis da antiguidade são retratados. Pode-se dizer que ele foi, nos últimos dias da retirada desastrosa, o salvador dos remanescentes do exército.
Tudo o que eu disse aconteceu em menos de dez minutos. Daubenton se livrou dos carneiros, para aproveitar o cavalo que tinha posto fora de ação quando um indivíduo, deixando para trás um grupo de pequenas árvores, os avanços, as gotas Couraçado, agarrou o quadro pela flange e para longe.Daubenton grita com ele:
"Pare, seu safado! Este é o meu cavalo! Eu é que caiu a ponte! "
Mas o outro, que eu tinha que reconhecer que a romã foi o primeiro tiro no russos, foge com o cavalo no meio da multidão de pessoas correndo para a frente.
Daubenton então grita comigo: "Mantenha carneiros! Eu corro atrás do cavalo, ele deve fazer de mim ou ele vai lidar comigo! "
Ele não tinha terminado a última palavra, mais de 4.000 técnicos de todas as nações vem como um fluxo, separando-me dele e Mouton, eu nunca o vi.
Estes homens Marshal estava andando na frente dele estavam atrás de mim de Wilna.

Desde 1808 
Mouton estava conosco desde 1808. Tínhamos encontrado em Espanha, perto de Benavente, na margem de um rio que o Inglês tinha cortado a ponte. Ele se tornou o mascote do cão do nosso regimento. Tendo se afeiçoado a Daubenton, seguiu-o por toda parte.
Ele tinha vindo com ele na Alemanha, em 1809, ele participou da batalha de Essling e Wagram, em seguida, foi ainda retornou à Espanha em 1810 e 1811. É aí que ele foi com o regimento da campanha russa. Ele salvou seu dono puxando repetidamente situações difíceis.
Mas na Saxônia, que foi perdido ou roubado, como Mouton foi uma linda poodle. Daubenton foi muito afetada e teve sua morte por um mau presságio.
Dez dias depois da nossa chegada em Moscou, fomos não poderia ser mais surpreso ao vê-lo. Um destacamento de quinze homens deixaram Paris poucos dias depois de nossa partida, para se juntar ao regimento, tendo subido no lugar onde ele tinha ido, o cão tinha reconhecido o uniforme do regimento e monitorar o desapego.
Ao encontrar Daubenton, fez-lhe uma grande festa.

Sargento Bourgogne
(títulos Marc Schweizer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário