A arma que mudou o mundo
A metralhadora foi hoje, dia 4 de novembro, em 1862, pela primeira vez patenteada pelo inventor norte-americano Richard Gatling. Richard Gatling foi um médico colaborador do exército americano inventou a primeira metralhadora da história
A primeira metralhadora
A metralhadora patenteada por Richard Gatling em 1862 foi o primeiro modelo bem-sucedido de uma arma de fogo capaz de manter um alto índice de repetição de tiro com a alimentação automática de cartuchos. O próprio Gatling, em carta a um amigo enviada em 15 junho de 1877, expõe suas intenções: “Ocorreu-me que se eu inventasse uma arma que pudesse, pela sua rapidez de fogo, permitir a um homem fazer tanto em batalha quanto uma centena de soldados, isso culminaria numa grande redução dos exércitos e, conseqüentemente, a exposição de tantas pessoas às batalhas e doenças seria grandemente diminuída”.
A Gatling 1862 era formada por seis canos com 14,66 mm de calibre. Através de uma manivela operada pelo artilheiro da peça, os canos giravam. Nesse processo, automaticamente puxavam o cartucho de um carregador acoplado e o projétil era então disparado, num ciclo que chegava a 200 tiros por minuto. Na primeira versão, os cartuchos eram feitos de papel, similares ao utilizado em alguns rifles da época. Isso obrigava o uso de câmaras pré-carregadas, o que por sua vez tornava lento o remuniciamento. Em boa parte por isso, a Gatling praticamente não participou de nenhuma batalha maior da Guerra Civil norte-americana (1861-1865). Em 1865, porém, o problema foi resolvido com o uso de cartuchos metálicos.
Esta arma veio mudar o rumo da Guerra Civil Norte-americana, que até à data estava a ser ganha pelos Confederados do Sul. A introdução da Gatling ao serviço da União do Norte veio literalmente aniquilar qualquer hipótese da Confederação. Ainda hoje é possível vermos em ação as versões mais atuais desta arma nos jatos das Forças Aéreas por exemplo.
Veja no vídeo abaixo uma metralhadora Dinamarquesa Leia mais: http://seboeacervo.blogspot.com/2010/11/arma-que-mudou-o-mundo.html#ixzz2UWsuBsuo
Nenhum comentário:
Postar um comentário