sábado, 21 de dezembro de 2013

GEN FRANCO


General Francisco Franco


General Franco nasceu em 1892 e morreu em 1975. Franco é o homem mais ligado a vitória do exército na Guerra Civil Espanhola .
Franco havia nascido em uma família militar. De 1907 a 1910, ele foi educado na Academia de Infantaria de Toledo e serviu no Marrocos espanhol 1910-1927. Ele fez um nome para si mesmo que conduz os ataques contra os nacionalistas marroquinos e em 1927 foi promovido a diretor geral e completo feito de Saragoça Academia Militar.
Ele ficou fora da política até que ele foi condenado a acabar com uma greve dos mineiros de carvão no Astúrias. Aqui, os mineiros haviam criado um soviético - uma palavra que colocava medo nos muitos europeus ocidentais. Franco suprimiu a greve de carvão com eficiência, mas muito cruel. Este incidente selou sua reputação de brutalidade embora Franco viu como ele e seu exército simplesmente executar uma ordem para o melhor de sua eficiência.
Em 1936, Franco foi chefe de gabinete para os militares. Em julho de 1936, Franco liderar uma revolta contra a Frente Popular. Tudo começou nas Ilhas Canárias, onde Franco era governador e se espalhou para Marrocos, onde tinha feito muitos contatos nos 17 anos em que foi baseado lá.
Em outubro de 1936, Franco foi nomeado generalíssimo de Espanha nacionalista e chefe de Estado. Este contou com o apoio de todos aqueles várias facções à direita. Em novembro de 1936, a Alemanha nazista e fascista Espanha reconheceu Franco como governante legítimo de Espanha. Seu governo foi reconhecido como legítimo pelos franceses e os britânicos em fevereiro de 1939. Em abril de 1939, a América reconheceu Franco como chefe de Espanha.
Por que a Grã-Bretanha, França e Estados Unidos reconhecem um homem associado com brutalidade e da direita política? Em primeiro lugar, os nacionalistas tinham ganhado a guerra civil, em Abril de 1939, quando Madrid se rendeu à autoridade de Franco, de modo franco como líder da Espanha era um fato consumado. Em segundo lugar, a Frente Popular foi visto durante certo ou errado, como sendo associado com o comunismo eo medo dessa crença ainda era galopante na Europa. Franco foi visto como a melhor aposta dos dois.
Em 1940, Franco caiu de Hitler pedido para aderir ao Eixo na Segunda Guerra Mundial .
De 1939 em diante, Franco era um ditador. Seu governo era lei. Espanha de Franco exibido todas as características habituais de uma ditadura de direita. Toda a oposição foi cruelmente tratados, a nação teve de suportar as atividades de uma polícia secreta, todos os aspectos da política que teria sido tomadas
adquirido na Europa, tais como eleições justas e oposição política, não eram tolerados na Espanha de Franco. Em julho de 1947, foi aprovada uma lei que fez Franco chefe de Estado para a vida.
Ocorreu Oposição. Os estudantes protestaram sobre a falta de liberdade pessoal. Os líderes da Igreja Católica Romana também se queixou sobre sua ditadura e separatistas bascos eram um problema constante.
Apesar disso, Franco não era um pária político. Em 1955, John Foster Dulles, muito influente secretário de Estado dos Estados Unidos, foi visitá-lo. Durante a Guerra Fria, Franco foi visto como uma aposta segura contra a propagação do comunismo na Europa ocidental.
Quando ele morreu, em novembro de 1975, a monarquia foi restaurada quando o príncipe Juan Carlos tornou-se chefe de Estado, como Franco tinha decretado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário