Quais são os piores carros do mundo?
- 14 novembro 2014
Elaborar uma lista dos piores carros do mundo é uma tarefa subjetiva - cada um tem suas preferências e gostos. O programa de televisão Top Gear, da BBC, faz as suas avaliações há mais de 40 anos.
Acostumados a escolher os melhores, os apresentadores do programa resolveram agora elaborar a sua lista dos piores carros do mundo. Você concorda com a lista abaixo?
1. 1996 Ferrari F50
Depois do sucesso do modelo F40, um carro com capacidade de atingir aceleração de 320 quilômetros por hora, a Ferrari lançou o F50. Apenas 400 foram produzidos a preços em torno dos US$ 500 mil (cerca de R$ 1,2 milhão). Mas o modelo foi um fracasso entre críticos de carro por causa do design. Muitos elegeram o F50 a Ferrari "menos bonita" de todos os tempos (ou "a mais feia", para quem não gosta de eufemismos).
2. 2003 Citröen C3 Pluriel
Aparentemente inspirado no modelo 2CV da montadora francesa, que foi exportado para diversas partes do mundo, o C3 Pluriel é versátil, com seu teto retrátil e a parte traseira aberta para baixo, como em uma pickup.
O problema é que o teto retrátil exige que se retire dois pilares que não cabem dentro do carro. Ou seja, se o motorista sai para passear com o teto aberto e pega uma chuva no meio do passeio, todos os passageiros ficarão encharcados. Os fabricantes criaram um teto de tecido provisório, mas a ideia não funciona, já que a água entra pelos lados.
3. 2002 Lexus SC 430
A série SC chegou ao mercado em 1991, com seu modelo compacto e de alta tecnologia. Ao contrário dos primeiros modelos, o SC 430 tinha um aspecto mais de passeio urbano do que de trilhas e aventuras.
O modelo nunca agradou muito aos apresentadores do Top Gear com seu peso excessivo (1,8 mil quilos) e seu formato "gordo". O carro também é muito elevado.
4. 1985 Alfa Romeo GTV 6
O GTV é uma das marcas mais famosas do Alfa Romeo, tendo sido usado por campeões de rali dos anos 1960 e 1970. Em meio à febre do modelo nos anos 1980 surgiu o GTV 6.
O design do carro, assinado pelo lendário italiano Giorgetto Giugiaro, foi bem-recebido pela crítica. Mas os componentes - como mangueiras e conexões - eram de péssima qualidade.
A situação é ainda pior para os clientes americanos, já que a Alfa Romeo abandonou o mercado dos Estados Unidos nos anos 1990. Quem ficou com um GTV 6 no país hoje precisa pagar uma fortuna pelas peças originais de reposição.
5. Mahindra CJ540
Mecânicos adoram veículos que são simples, baratos e versáteis, como este. Mas motoristas nem sempre estão satisfeitos apenas com isso. Esse modelo fabricado na Índia foi exportado para o mundo até 1991. O seu problema? Ele é mais básico que qualquer outro jipe. O Mahindra CJ540 se resume a ser um pedaço de lataria com um motor a diesel - sem nenhum conforto ou acessório interessantes.
6. 1972 Rolls-Royce Corniche
Apaixonados por carros adoram quase qualquer veículo Rolls-Royce. Quase. Os donos do Corniche provavelmente passaram mais tempo consertando o veículo do que dirigindo.
O carro tem seus atrativos: o motor V8 de 6,75 litros e o luxuoso design. Mas o câmbio automático de três velocidades comprado da General Motoros nunca funcionou como deveria.
O Corniche era vendido com um atrativo especial típico da Rolls-Royce: ele é um carro de fabricação manual. Mas como diz o apresentador do Top Gear, Jeremy Clarkson: "Fabricação manual é só outra forma de dizer que a porta do carro vai cair aos pedaços."
7. 1972 Lincoln Continental Mark IV
Segundo os apresentadores do Top Gear, é difícil pensar em algum carro americano de excelência feito durante os anos 1970. Mas pensar em péssimos modelos é facil.
A série Lincoln Continental Mark IV, de 1972 a 1976, foi ambiciosa e grandiosa no seu marketing. Mas seu design é severamente criticado pelos apresentadores doTop Gear, sobre tudo pelo teto de vinil.
O problema maior estava na condução desta "banheira" pesada e espaçosa. O motor original até era potente, mas ao longo dos anos, medidas ambientais forçaram o carro a reduzir sua potência, o que o deixou ainda mais lento e difícil de dirigir.
8. 1982 Cadillac Cimarron
É quase impossível imaginar que esse modelo de Cadillac foi concebido para competir com carros como o BMW E30 3 Series ou o Audi 4000. Mas entre 1982 e 1988, esse foi o objetivo da marca.
O carro de quatro portas era tão comum e sem graça para os padrões Cadillac que até mesmo os vendedores recebiam a instrução de promovê-lo não como "um Cadillac", mas sim como "um Cimarron, fabricado pela Cadillac".
Leia a versão original desta reportagem em inglês no site BBC Autos.
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