terça-feira, 21 de outubro de 2014

JIGARO KANO O FUNDADOR DO JUDO

Biografia do Dr. Jigoro Kano

Jigoro Kano
O PAI DO JUDO
Jigoro Kano nasceu em 28 de Outubro em Hamahigashi, na Vila de Mikage (hoje uma parte da cidade de Kobe) na perfeitura de Hyogo. Era o terceiro filho de Jirosaku Maresiba Kano, intendente naval do Shogunat Tokugawa.
Eis as grandes etapas da sua vida:
* Em 1877 entra na Universidade Imperial de Tóquio;
* Torna-se aluno do mestre Fukuda (ju-jitsu);
* Funda, em 1878, o primeiro clube de basebol do Japão (Kasei Baseball Club);
* Em 1879 estuda ju-jitsu na escola do mestre Iso;
* Em 1881 é licenciado em letras e estuda ju-jitsu da escola de Kito;
* Em 1882 termina os seus estudos de ciências estéticas e morais;
* Funda, em Fevereiro desse ano, a sua própria escola de ju-jitsu o Kodokan e em Agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres;
* Em 1884 é adido ao Palácio Imperial;
* No ano seguinte obtém a 7ª categoria Imperial;
* Em 1886 obtém a 6ª categoria Imperial; é nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres, passando a reitor do mesmo colégio dois anos depois;
* De 1889 a 1891 percorre a Europa como adido ao ministério da Casa Imperial;
* Em Abril de 1891 é nomeado conselheiro do Ministro da Educação Nacional e Director da Escola Normal Superior. Em Setembro de 1893 é nomeado Secretário do Ministro da Educação Nacional;
* Em 1895 obtém a 5ª categoria Imperial;
* Cria em 1897, a Sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki e Zenichi para a cultura dos jovens; Edita a revista Kokusiai;
* Em 1898 é director da Educação primária, no ministério da Educação Nacional;
* Torna-se presidente da comissão do Butokukai (Centro de Estudos das artes militares em 1899;
* É enviado por duas vezes à China pelo Ministro Nacional (1902-1905);
* Em Outubro de 1905, obtém a 4ª categoria Imperial;
* Exemplifica em 1907, no Butokukai, os três primeiros kata do judo;
* Em 1909 modifica os estatutos do Kodokan, tornando-o numa sociedade pública;
* Torna-se o primeiro japonês membro do Comité Olímpico Internacional;
* Em 1911 é eleito presidente da Federação Desportiva do Japão;
* Funda em 1915 a revista do Kodokan;
* Recebe no mesmo ano, do Rei da Suécia a medalha dos 7ºs Jogos Olímpicos;
* Em 1920 consagra-se inteiramente ao Judo;
* Em Julho, assiste aos Jogos Olímpicos de Antuérpia, visitando depois a Europa;
* Em 1921 demite-se da presidência da Federação Desportiva do Japão;
* Em 1922, passa a ter lugar na Câmara Alta;
* Em 1924 é nomeado professor honorário da Escola Normal Superior de Tóquio;
* Em 1928 participa na assembleia geral dos Jogos Olímpicos e nos próprios jogos;
* Desloca-se aos Estados Unidos em 1932 para assistir aos Jogos Olímpicos;
* Torna-se conselheiro do Gabinete de Educação Física do Japão;
* Participa por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos que lançará os convites para os jogos japoneses (l932-1934);
* Em 1936 assiste aos XI Jogos Olímpicos de Berlim;
* A 4 de Maio de 1938, morre a bordo do navio que o transportava ao Cairo onde se realizava a assembleia geral do Comité Internacional dos Jogos Olímpicos;
* Recebe a título póstumo a 2º Categoria Imperial.
Neste resumo pode-se ver que Jigoro Kano para além de uma vida pública repleta de actividade, ao mesmo tempo, conseguir conciliar a difusão do judo por todo o Mundo.
DO SONHO À REALIDADE
Jigoro Kano media apenas um metro e cinquenta, pesando uns escassos 48 kg. De saúde delicada, aos 16 anos, decidiu fortificar o corpo, praticando ginástica, remo e basebol. No entanto estes desportos eram demasiado exigentes para a sua débil constituição. Apesar de ser de filho de um samurai nas brigas entre estudantes, Kano era sistematicamente vencido, por tal facto decidiu estudar o ju-jitsu. O seu primeiro professor foi Hachinosuke Fukuda, da Escola Tenjin-Shin yo-Ryu. Sob, a direcção deste mestre, Kano iniciou-se nos métodos da Escola «Coração de Salgueiro». Em 1879, com 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou os seus arquivos e segredos. Tornou-se seguidamente aluno de Mestre Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente de Tenjin-Shingo.
Interessado como era, Jigoro Kano treinou-se afincadamente enquanto prosseguia os seus estudos e tornar-se-ia em breve vice-presidente da escola. Infelizmente, Iso morreu muito cedo e o nosso jovem ju-jitsuka (praticante de ju-jitsu) encontrou-se de novo sem professor. Apesar de estar na posse dos livros e documentos que lhe tinham sido legados pelos seus ex-mestres, achou indispensável ser acompanhado por um bom professor. Foi então que encontrou mestre Iikugo, que lhe ensinou a técnica e os métodos da escola de Kito com a particularidade de nesta escola ter aprendido o combate com armadura.
Aos poucos, Kano foi aglutinando os métodos das diversas escolas, criando um sistema próprio de disciplina, continuando no entanto a treinar-se com mestre Iiku-go até 1885. Em Fevereiro de 1882 instalou-se no pequeno templo budista de Eishosi, da seita Jôdo. É neste templo, berço do Judo, que Jigoro Kano instala o seu primeiro dojo (sala própria para o estudo do judo).
Vivendo nas dependências do templo com alguns alunos e uma velha criada, dedicou-se pacientemente a desenvolver um novo método de educação física e formação de carácter, baseado no ju-jitsu.
Kano fez a síntese das melhores técnicas de ju-jitsu, escolheu os golpes mais eficazes e os mais racionais. O ju-jitsu era urna prática guerreira baseada na ligeireza do corpo e do espírito no entanto tinha diversas técnicas perigosas que foram eliminadas, aperfeiçoou a maneira de cair, criou uma vestimenta especial de treino (o judogi), pois o antigo trajo dos ju-jitsukas provocava frequentemente ferimentos e dedicou-se particularmente aos métodos de projecção, aperfeiçoando vários da sua autoria.
Kano pensou que a sua nova arte devia ter outro nome, pois a sua prática era diferente do jiu-jitsu. Tendo em conta a sua essência, a não resistência e o aproveitamento da força do oponente chamou a esta nova arte «judo».
Jigoro Kano (1860- 1938)

Nenhum comentário:

Postar um comentário